De 13 a 15 de Novembro, realiza-se em Alcobaça a décima edição do Congresso Nacional de Rega e Drenagem. Este evento é organizado pelo Centro de Competências para o Regadio Nacional (COTR), em conjunto com diversos parceiros (Associação de Beneficiários da Cela, Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, Associação Portuguesa de Economia Agrária, Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Câmara Municipal de Alcobaça, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Federação Nacional de Regantes de Portugal, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Instituto Politécnico de Coimbra, Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, Universidade de Coimbra) e com o apoio da Consulai.
O X Congresso Nacional de Rega e Drenagem decorre no Cine-Teatro Municipal de Alcobaça e, segundo a organização, irá abordar «temas essenciais para o futuro do regadio em Portugal», com foco nos tópicos “alterações climáticas”, “comunicação”, “gestão integrada dos recursos hídricos” e “inovação e tecnologia”. O evento pretende reunir especialistas e profissionais para «discutir estratégias e soluções que promovam uma utilização mais eficiente da água na agricultura».
A primeira edição deste evento, de periodicidade bianual, teve lugar em 2005. O COTR afirma que, com a realização desta décima edição, «pretende-se dar continuidade aos fóruns de apresentação e discussão dos problemas relacionados com o regadio em geral e com a rega e a drenagem, que possibilite, a médio e longo prazo, melhorar o uso e gestão da água de rega, e assim, aumentar a disponibilidade de água para mais área de regadio, aumentar a produtividade da água e diminuir o impacte ambiental associado à rega».
Na tarde do dia 14, terá lugar uma visita técnica à Campotec. O COTR, que comemora 25 anos de existência em 2024, irá apresentar no Congresso, no dia 15 de Novembro, a “Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio”, que reúne «contributos do sector» e que «pretende ser uma referência para a orientação de políticas públicas neste domínio e dos seus respectivos instrumentos financeiros, nomeadamente daqueles que dependem da gestão do Ministério da Agricultura e Pescas, tais como o PDR2020 e o programa de desenvolvimento rural da PAC».
Pode consultar aqui mais informações sobre esta iniciativa. A inscrição tem um custo e os interessados em participar podem inscrever-se aqui.