COTR apresenta Nova Agenda de Investigação e Inovação do Regadio

No ano em que comemora 25 anos de existência, o COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e modernização de um regadio eficiente e sustentável em Portugal, e na prossecução da sua missão, irá apresentar no próximo dia 15 de Novembro, no X Congresso Nacional de Rega e Drenagem, a Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio. 

A apresentação pública desta agenda, «é um marco no contexto das políticas públicas, em particular pela crescente relevância que a gestão dos recursos hídricos na agricultura está a ganhar a nível nacional, quer pelo impacto das alterações climáticas, quer pelas características específicas do nosso país», defende o COTR.

Em Portugal o regadio é responsável por 60% da produção agrícola e mais de metade das explorações agrícolas depende dele. «No entanto, apenas 16% (620 mil hectares) dos 3,7 milhões de hectares de superfície agrícola utilizável estão equipados para regadio. Neste contexto, a Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio constitui um instrumento valioso no desenho de políticas publicas e estratégias de investimento mais eficientes e adaptadas ao sector», acrescentam.

«Esta agenda, pretende ser uma referência para a orientação de políticas públicas neste domínio e dos seus respectivos instrumentos financeiros, nomeadamente daqueles que dependem da gestão do Ministério da Agricultura e Pescas, tais como o PDR2020 e o programa de desenvolvimento rural da PAC. Consideramos esta agenda um poderoso alicerce para o desenvolvimento sustentável e modernização do setor nacional do regadio. Nela estão vertidos os contributos do sector, que se reuniu num verdadeiro think tank com a ambição de aproximar as políticas públicas e os investimentos das reais necessidades do país. Esperamos desta forma também contribuir para promover a sustentabilidade económica e ambiental das explorações agrícolas nacionais, bem como incentivar a implementação de sistemas que visem o uso eficiente da água e da energia nas actuais e novas áreas de regadio, em todo o território nacional, incentivando o uso de práticas agrícolas económica e ambientalmente mais sustentáveis», refere Gonçalo Morais Tristão, presidente do COTR.

Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da fileira do regadio

«Com esta agenda, cumprimos o objetivo do COTR, que este ano celebra 25 anos, enquanto centro de competência e, em simultâneo, corporizamos a nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da fileira do regadio na vertente técnica, experimental, formativa, económica e ambiental, pela via da cooperação institucional com vista ao reforço da investigação, da inovação e da promoção das boas práticas agrícolas e da transferência e divulgação do conhecimento», sublinha aquele responsável.

X Congresso Nacional de Rega e Drenagem: Alterações Climáticas; Gestão Integrada da Água; Inovação e Tecnologia; e Comunicação em debate

Organizado bianualmente pelo COTR desde 2005 com o intuito de, a médio e ​longo prazo, melhorar o uso e gestão da água de rega, e assim, aumentar a disponibilidade de água para mais área de ​regadio, incrementar a produtividade da água e diminuir o impacto ambiental associado à rega, o Congresso Nacional de Rega e Drenagem é um relevante fórum de debate e esclarecimento, ponto de encontro para os profissionais da fileira e fonte de partilha de conhecimento acerca dos desafios relacionados com o regadio, a rega e a drenagem.

A 10ª edição do Congresso, que terá lugar de 13 a 15 de Novembro em Alcobaça, tem a sua agenda estruturada em torno de quatro grandes temas: Alterações Climáticas; Gestão Integrada da Água; Inovação e Tecnologia; e Comunicação.

O programa inclui três keynotes, inúmeras apresentações, várias mesas redondas, uma visita técnica e um fórum de comunicações que dará destaque a trabalhos técnicos ​e científicos enquadrados neste âmbito. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Os valores variam entre os 100€ e os 150€ e há preços especiais para estudantes.

Pode conhecer o programa aqui.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente do COTR, Gonçalo Morais Tristão, de Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e de José Manuel Gonçalves da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agricultura (1)
EDIA lança concurso público para construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
shanghai-1484452_1280
ViniPortugal marca presença na ProWine Xangai
apple-3383467_1280
COTR apresenta Nova Agenda de Investigação e Inovação do Regadio

Notícias relacionadas

Agricultura (1)
EDIA lança concurso público para construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
O concurso público para a construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz...
shanghai-1484452_1280
ViniPortugal marca presença na ProWine Xangai
A ViniPortugal vai marcar presença na ProWine Xangai 2024, uma das maiores e...
Foto: Jorge Oliveira
Agricultores apelam a medidas concretas, calendarizadas e orçamentadas no plano "Água que Une"
Os agricultores apelam aos governantes e responsáveis pelo grupo de trabalho...
1
Idanha-a-Nova recebe edição de 2024 do i-Danha Food Lab de 7 a 9 de Novembro
A edição de 2024 do i-Danha Food Lab decorre nos dias 7, 8 e 9 de Novembro,...