WAPA revê em baixa previsões de produção de maçã e pêra na União Europeia

A Associação Mundial de Maçã e Pêra (WAPA) divulgou uma actualização, em baixa, das previsões de produção de maçã e de pêra na União Europeia na campanha de 2023, com base nos dados mais recentes dos seus membros. Essas estimativas, que envolvem 20 países produtores de maçã e 18 de pêra, tinham sido apresentadas a 3 de Agosto, na Conferência Prognosfruit, e apontavam para um menor volume nas duas culturas face a 2022.

No caso da maçã, em que a colheita ainda deverá continuar durante várias semanas, a WAPA, com base nos «primeiros ajustamentos regionais», espera que se atinja um volume de 11 milhões de toneladas (t), o que fica 4% abaixo da previsão original. Em Agosto, a perspectiva era de 11.410.681 t, o que constituía menos 3,3% do que no ano anterior e mais 0,3% face à média dos últimos três anos.

Quanto à pêra, as estimativas em queda para Itália, Espanha, Bélgica e Países Baixos «vão levar a uma colheita baixa, ainda mais baixa do que a de 2021», diz a WAPA, apontando para cerca de 1.720.000 t, um volume 6% menor do que a previsão original. Em Agosto, a WAPA indicava 1.745.632 t, uma colheita 12,9% inferior à de 2022, sendo que na altura se esperavam descidas em Itália e Países Baixos e subidas em Espanha e Bélgica).

Segundo a WAPA, os ajustes que têm sido feitos às estimativas iniciais em cada ano resultam «historicamente» em pequenas variações percentuais e, no caso desta campanha, as actualizações dos dados «indicam que as condições relacionadas com as alterações climáticas afectaram negativamente a colheita nas semanas depois da publicação das previsões originais». «A devastação climática incluiu secas, inundações, granizo, noites quentes e um risco acrescido de pragas em toda a União Europeia. Noutros casos, chuvas e noites frias tiveram um impacto positivo no desenvolvimento do calibre e da cor em algumas regiões de produção», refere a WAPA, indicando ainda que pretende publicar uma estimativa de colheita final após o término das colheitas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...