Vinhos portugueses iniciam tour asiático em Tóquio

O continente asiático assume o protagonismo na ambiciosa estratégia de promoção internacional dos vinhos portugueses que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) firmou para 2023.

Japão, Coreia do Sul e Singapura são os mercados asiáticos que compõem o  primeiro tour organizado pela CAP à Ásia este ano, e que arrancou esta quarta-feira no país nipónico com a presença de 12 empresas nacionais na feira Wine&Gourmet, promovida pela ProWein, em Tóquio: Barcos Wines I Adega Ponte da Barca; Casa Ermelinda Freitas; Casa Relvas; Casa Santos Lima; Caves Campelo; Herdade do Rocim; Herdade Paço do Conde; João Portugal Ramos; Manuel Costa e Filhos; Parras Wines; Quinta de São Sebastião; e Santos & Seixo Wine.

De acordo com a CAP, o Japão, com 32 milhões de consumidores de vinho (numa população total de 126 milhões), é um mercado com características muito interessantes para os vinhos em geral – e em particular para os portugueses.

Actualmente, é o primeiro mercado asiático em valor de vinhos importados e o segundo em volume, demonstrando o elevado potencial não só na dimensão do mercado, mas também no que diz respeito aos vinhos de valor acrescentado.

Segundo dados da Wine&Gourmet, só a região da Grande Tóquio conta mais de 37 milhões de consumidores e lidera a nível mundial com um PIB superior a 1,61 triliões de dólares.

Na inauguração da feira, a comitiva portuguesa contou com a presença do embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno.

Segundo Luís Mira, secretário-geral da CAP, «este é um mercado exigente em que os importadores e as autoridades têm uma cultura organizacional e profissional muito particular, superior à que estamos habituados em Portugal e noutros mercados de exportação. Se isso, por um lado, constituiu uma dificuldade para a concretização do negócio, por outro lado, a médio longo prazo, acaba por ser um factor positivo devido à estabilidade que este tipo de cultura proporciona nos negócios».

Este primeiro tour pelo continente asiático prevê ainda Provas, Master Classes e Jantar vínico em Seul, Coreia do Sul, e em Singapura, nos dias 18, 19 e 20 de Abril.

Índia, Vietname e Taiwan farão parte do segundo périplo dos vinhos portugueses pela Ásia em 2023, que decorrerá no último trimestre do ano. Já em 2022, e após um interregno de dois anos motivado pela pandemia, a CAP regressou à promoção dos vinhos nacionais, tendo visitado o continente asiático (nomeadamente Índia, Singapura e Vietname) na prospeção de novas geografias para exportação.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...