Soberbo é uma nova variedade de tomate rama, desenvolvida pela Vilmorin «em exclusivo» para o mercado português. A apresentação deste produto teve lugar na Póvoa de Varzim a 8 de Outubro, num evento que envolveu cerca de 100 horticultores.
Em comunicado, a Vilmorin refere que a variedade se distingue por várias características: «calibre, cor, tolerância ao rachamento dos frutos e homogeneidade ao longo de todo o ciclo de produção». Segundo Oscarina Cunha, responsável pela Investigação e Desenvolvimento da Vilmorin em Portugal, a Soberbo «vinga muito bem logo a partir dos primeiros cachos, mesmo com temperaturas adversas» e «é uma variedade muito homogénea durante todo o ciclo de produção, com um ráquis grosso, que permite que a planta suporte facilmente o cacho, sendo assim mais tolerante ao estrangulamento do ramo».
No evento de apresentação, Oscarina Cunha acrescentou que «este conjunto de características, aliadas à elevada tolerância ao rachamento do fruto, permite um importante acréscimo de produtividade». Também destacou «a resistência da variedade às principais doenças do tomateiro, como o vírus do bronzeado, a verticiliose, a fusariose vascular», bem como «a resistência à Cladosporiose».
«Visualmente, o ramo forma uma espinha perfeita, assim como a cor dos frutos. É um vermelho intenso, uma cor muito bonita e difícil de encontrar. Os calibres também são excepcionais, entre 80 e 110», assinalou Pedro João, o proprietário da estufa onde decorreu a apresentação e que plantou esta variedade pela primeira vez em Junho. Embora a campanha só termine em Dezembro, o produtor disse que «tudo indica que vá ter um aumento de produção significativo», garantindo que vai continuar a apostar na variedade.
A Vilmorin sustenta que «a variedade de tomate Soberbo adapta-se a todas as zonas do País e às diferentes épocas de produção em estufa». Amândio Magrinho, delegado comercial da Vilmorin em Portugal, realça que «a variedade é comercial há pouco mais de um ano e todas as sementes produzidas foram vendidas, o que significa que temos um produto diferenciador», sendo que «na região Oeste, a variedade Soberbo tem uma óptima aceitação por parte dos leilões, estando em produção em praticamente todos os produtores desta tipologia». A concluir, Amândio Magrinho afirma que «estamos a ganhar quota de mercado no tomate rama em Portugal e vamos continuar a crescer».
«Há cinco anos criámos uma linha de investigação de tomate rama exclusiva para Portugal», explica Pedro Pesquera, diretor comercial da Vilmorin Ibérica. «A nossa equipa de geneticistas desenvolve o trabalho em Espanha, no centro de investigação em Águilas, Múrcia, mas vem periodicamente a Portugal saber quais as necessidades da produção. É, sem dúvida, um trabalho feito em parceria com os produtores portugueses. Procuramos desenvolver um tomate que vá ao encontro das necessidades de toda a cadeia de valor, desde o agricultor até ao consumidor, que dá preferência, sobretudo, ao sabor e à cor, e quer um produto que lhe recorde o tomate que comia antigamente».
Neste contexto, a empresa comunicou que pretende, «a médio prazo, na continuação do trabalho desenvolvido com a linha de investigação específica para Portugal, introduzir uma nova variedade de tomate rama com um leque de resistências mais alargado.