O Valorfito – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura anunciou ontem, 16 de Junho, os vencedores da edição de 2020 dos Prémios Valorfito, iniciativa que visa premiar o trabalho efectuado pelos pontos de retoma nacionais e aqueles «que se destacam pelas suas boas práticas em prol da sustentabilidade». Na ocasião, foi assinalado que, apesar de 2020 ter sido «especialmente difícil», no ano passado verificou-se «um crescimento da taxa de retoma global para quase 44%».
Os vencedores da nona edição dos Prémios Valorfito foram anunciados numa cerimónia virtual, filmada na “Smart Farm”, da Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas (Anipla), que está instalada na companhia das Lezírias e que constitui um espaço de demonstração da implementação de boas práticas agrícolas. Os Prémios Valorfito 2020 contaram com seis categorias principais: “Crescimento” (por região), “Cooperativa”, “Excelência” (com um top 3 das «boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos), “Biocidas”, “Sementes”, “Madeira”.
Nesta edição, «excepcionalmente», foram ainda distinguidos «dois parceiros pela excelente colaboração no projecto “Por Amor à Terra”»: a Câmara Municipal de Cantanhede e a Agridistribuição – Rede Agriloja. Em comunicado, a Valorfito explica que, além da sensibilização que é efectuada na “Smart Farm”, em 2019 e 2020 desenvolveu o projecto “Por Amor à Terra”, em conjunto com estas duas entidades. «Um trabalho de reforço de sensibilização para com os utilizadores de produtos fitofarmacêuticos mais ligados ao minifúndio que teve resultados tão positivos (aumento de 18% no município de Cantanhede e de 78% na rede Agriloja) que, este ano, a título excepcional, encontra dois prémios especiais incluídos na cerimónia virtual».
«É essencial manter, ano após ano, o trabalho de valorização dos projectos de sensibilização que a indústria promove em prol de uma agricultura (ainda mais) sustentável. Por isso, este ano, reunimo-nos na Companhia das Lezírias, na quinta modelo da Anipla, que anualmente recebe centenas de profissionais agrícolas com vista à sensibilização para as melhores práticas, parabenizando os que se destacam na recolha das embalagens dos produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes», afirmou António Lopes Dias, director geral da Valorfito. «É aqui que regularmente exemplificamos as boas práticas de armazenamento, com todas as regras presentes na lei 26, dando especial ênfase à tripla lavagem das embalagens rígidas, passo fundamental para a segurança ambiental e do agricultor, pelo que pareceu-nos o cenário perfeito para destacar o bom trabalho de dezenas de parceiros com quem pudemos contar em 2020.»
A propósito dos Prémios Valorfito 2020, a Valorfito sublinha que «continua a contar com todos para manter o caminho de crescimento das retomas de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, sementes e biocidas, rumo a uma agricultura cada vez mais sustentável». Indicamos abaixo os 17 galardões atribuídos nesta edição da iniciativa, cuja cerimónia pode ver aqui.
Premiados
1º lugar Excelência: Frusoal, Lda.
2º lugar Excelência: Pelarigo & Filhos, Lda.
3º lugar Excelência: Louricoop, CRL
Biocidas: SPAST – Sociedade Portuguesa de Aluguer e Serviço de Têxteis, S.A.
Cooperativa: Louricoop, CRL
Sementes: Fertiprado Sementes e Nutrientes, Lda.
Madeira: Cooperativa Agrícola do Funchal, CRL
Crescimento Algarve e Ilhas: Sulscala, Lda.
Crescimento Alentejo: Topavic Pec, Lda.
Crescimento Oeste: Louricoop, CRL
Crescimento Ribatejo: Pelarigo & Filhos, Lda.
Crescimento Interior Centro: Joagrotar – Joaquim de Melo
Crescimento Interior Norte: Pereiras e Almeida, Lda.
Crescimento Litoral Centro: Proleite, CRL
Crescimento Litoral Norte: Fagricoop, CRL
Prémio Especial “Por Amor à Terra”: Município de Cantanhede
Prémio Especial “Por Amor à Terra”: Agriloja