As três variedades de uva de mesa da Dona Uva, marca da organização de produtores Frutalmente, foram distinguidas no Prémio Sabor do Ano 2023. Numa escala de 10 pontos relativa à satisfação geral dos consumidores, a Red Globe atingiu a pontuação de 8,9, a Uva branca Dona Maria obteve 8,5 e a Uva preta Cardinal registou 8,3.
A Frutalmente sublinha que esta foi a primeira vez que conquistou este galardão e que, «nas três variedades submetidas a prova, o sabor, a textura e o aspecto geral das uvas são as categorias mais destacadas pelos consumidores». Segundo Mário Rodrigues, director comercial da Frutalmente, a conquista do Prémio Sabor do Ano 2023 «é um contributo importante para reforçar o posicionamento da marca Dona Uva, como símbolo de qualidade», acrescentando que este galardão «transmite credibilidade e confiança ao consumidor e serve como estímulo e motivação interna para as equipas, para trabalharmos cada vez melhor, merecendo todas as distinções que nos têm sido atribuídas».
O selo “Sabor do Ano” é atribuído através de uma avaliação, em prova cega, de um conjunto de consumidores que provam e elegem os produtos tendo em conta critérios como o sabor, a textura, o odor e a satisfação global. Para ser premiado, o produto deve obter uma nota superior a seis, numa escala de um a dez, e a nota mais alta entre os produtos concorrentes.
Em 2022, a Frutalmente – que detém ainda a marca Adoora, para outros frutos, como pêssegos, nectarinas, ameixas, paraguaios, figos, romãs, dióspiro, peras e maçãs – registou uma produção de três milhões de quilos de uva de mesa. As uvas da marca Dona Uva são produzidas numa área de aproximadamente 200 hectares, distribuídos entre as regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo, e a colheita acontece, todos os anos, sensivelmente entre os meses de Julho a Novembro.
