Tomate Ifox satisfaz agricultores ribatejanos

A Syngenta tem, em quatro explorações do Ribatejo, campos de ensaio para a variedade de tomate de indústria Ifox. O agricultor João Geada destinou 300 hectares da sua exploração para cultivar este tomate. Sobre o Ifox afirmou que está «a gostar de ver o campo, as plantas desta variedade, que em geral são de porte pequeno, este ano estão a crescer mais do que o normal».

A multinacional especialista em fitofármacos e sementes para a agricultura promoveu a 17 de Julho um dia de campo para mostrar o estado de desenvolvimento do seus campos de ensaio. Os agricultores TourTomateIndustriaSyngentaRibatejo_Julho2015presentes salientaram no Ifox – uma variedade lançada em 2014 – a «alta resistência ao vírus TSWV», lê-se em nota de imprensa da Syngenta.

«Os campos apresentam-se bem desenvolvidos, apesar de estarmos ainda a algumas semanas da colheita, em algumas variedades», pormenorizou Rita Presume. A técnica gestora de conta cliente da Syngenta no Ribatejo disse ainda que o Ifox «é uma variedade que apesar de não se caracterizar por muito corpo, irá certamente ter produções consideráveis à colheita. As primeiras análises ao brix, nesta fase, indicam valores de 5,2º a 5,6º».

De referir ainda que a Monliz – uma das maiores indústrias de processamento de hortícolas congelados – está a testar o Ifox para verificar a potencialidade deste tomate para cortar em cubos e congelar.

Novos produtos de protecção

O tour pelo tomate de indústria no Ribatejo serviu também para a Syngenta mostrar a aplicação do insecticida Affirm e o fungicida Ortiva Top. Sobre este último produto, José Carlos Cordeiro, produtor de 180 hectares de tomate no Vale de Santarém, comentou que, perante um foco de oídio numa parcela, decidiu «fazer uma aplicação de Ortiva Top de forma preventiva em toda a exploração, também para prevenir o míldio». O resultado é: «não tenho focos de infecção».

A Syngenta afiançou ainda em nota de imprensa que vai registar e comercializar em breve novos produtos, nomeadamente o «fungicida Revus Top e o insecticida Ampligo (composto por duas substâncias activas que actuam de forma complementar e indicado para as culturas do milho e do tomate indústria)».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...