Sonae MC assina Código de Conduta da UE por uma alimentação sustentável

A Sonae MC assinou o Código de Conduta da União Europeia sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis, através do qual se compromete a aumentar a disponibilidade e a acessibilidade de opções alimentares mais saudáveis e sustentáveis para todos os consumidores.

O Grupo reforça que este acordo é um marco importante para a concretização da “Estratégia do Prado ao Prato” (Farm to Fork Strategy) da União Europeia (UE).

O Código de Conduta tem como objectivo concertar e potenciar o papel colectivo dos vários operadores ao longo da cadeia de valor na transição para um sistema alimentar europeu mais sustentável, avaliando simultaneamente o alcance dos compromissos de cada empresa.

Reconhecendo a importância deste Código de Conduta da UE, a Sonae MC não só aderiu ao mesmo comprometendo-se a promover dietas saudáveis, equilibradas e sustentáveis e contribuir para um sistema alimentar facilitador de melhores escolhas nutricionais, e de forma mais específica complementou com um conjunto de compromissos individuais que integram a estratégia da empresa.

Entre estas iniciativas encontram-se, por exemplo, a redução em 12% do teor de sal em snacks salgados, bem como a diminuição em 10% dos açúcares adicionados nos leites achocolatados ou nos cereais infantis de pequeno-almoço até 2022 e ainda o compromisso de manter todos os produtos de marca própria livres de gorduras hidrogenadas, entre outras.

Enquanto marca própria líder do retalho alimentar em Portugal, o Continente já tem vindo a apresentar algumas iniciativas que estão em linha com estes compromissos, como é exemplo a reformulação da composição de alguns produtos, ajudando a reduzir o consumo excessivo de açúcares, sal e gorduras em Portugal.

Nos últimos dois anos, o Continente concluiu planos de optimização nutricional em mais de 200 produtos, que se traduzem em reduções anuais de 650 toneladas de açúcar, 85 toneladas de sal e 385 toneladas de gorduras saturadas em: iogurtes, cereais, bolachas, snacks, refrigerantes e sopas de take away, contribuindo desta forma para melhorar a saúde e estilo de vida dos portugueses. Até 2022 está prevista também uma redução adicional de sal nas sopas Continente de cerca de quatro toneladas.

«Enquanto líderes no retalho alimentar nacional, com mais de 1.300 pontos de venda em território ibérico, mais de 35.000 colaboradores que trabalham diariamente para servir mais de 4 milhões de famílias, a alimentação dos consumidores sempre foi uma preocupação e um compromisso da Sonae MC, pelo que fazemos questão de facilitar o acesso a alimentos mais saudáveis. Não menos importante para nós é a promoção de estilos de vida equilibrados e a integração de um sistema alimentar que respeita o ambiente, pelo que este compromisso é um passo natural e necessário», afirma Ondina Afonso, directora de Qualidade e Investigação da Sonae MC.

A marca própria do Continente «assume um papel fundamental na democratização do acesso a produtos mais saudáveis e sustentáveis, e as gamas Continente Equilíbrio e o Continente Bio, bem como nos produtos que respondem a necessidades mais específicas, espelham bem o compromisso da marca em tornar real a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e sustentável».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Figo da Piteira
Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março
supermercado-mercadona
Mercadona registou em 2024 lucro pela primeira vez em Portugal
3a
Agro 2025 de 3 a 6 de Abril em Braga

Notícias relacionadas

Figo da Piteira
Projecto InovFarmer.MED realiza workshop em Torres Novas a 29 de Março
“Transformação digital na fruticultura: Desafios e oportunidades” é o tema de...
supermercado-mercadona
Mercadona registou em 2024 lucro pela primeira vez em Portugal
A cadeia de supermercados Mercadona, que opera em Espanha e em Portugal, anunciou...
3a
Agro 2025 de 3 a 6 de Abril em Braga
O Fórum Braga vai acolher, de 3 a 6 de Abril, a 57.ª edição da Agro – Feira...
2
Agripro lança bioestimulante natural Spurt
A Agripro, empresa do Grupo Agris, anunciou o lançamento no mercado nacional,...