A Smurfit Kappa, líder do sector da embalagem de papel e cartão canelado, acaba de dar mais um passo no caminho para a sustentabilidade, colocando em marcha “Smurfit Kappa Better Planet Packaging” (Embalagens para um melhor planeta).
Trata-se de uma iniciativa que abre as portas para um futuro com embalagens de papel e cartão canelado 100% sustentáveis e que respeitam o ambiente.
A empresa apresentou a “Smurfit Kappa Better Planet Packaging” na sua European Management Conference, celebrada em Berlim, com base na sua experiência em soluções de embalagem, na sua inovação e sustentabilidade.
«Trata-se de uma iniciativa polifacética que compreende o design de produtos futuristas, uma ampla capacidade de investigação e desenvolvimento, e a colaboração com parceiros comerciais actuais e futuros.»
Arco Berkenbosch, vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento da Smurfit Kappa, garantiu: «Estamos orgulhosos de apresentar esta iniciativa, que nos permitirá explorar e conceber as embalagens de que necessitamos para um mundo sustentável. Isto representa mais um passo em frente para transformar em realidade a nossa visão de criar embalagens sustentáveis para os nossos clientes e os seus consumidores».
Um planeta livre de resíduos
As embalagens de papel e cartão canelado são as que se podem fabricar da forma mais sustentável possível, já que a sua pegada ambiental é mínima e causam um menor impacto em toda a cadeia de valor.
Isto deve-se ao facto de se poder reciclar as suas fibras muitas vezes, sendo biodegradáveis depois da sua utilização. Neste sentido, a Smurfit Kappa, graças a esta iniciativa, apoia as empresas que se comprometem a acabar com a presença de embalagens não biodegradáveis nos oceanos, bem como aquelas que pretendem mitigar as alterações climáticas e reduzir a ineficiência energética.
Steven Stoffer, vice-presidente de Desenvolvimento do Grupo na Smurfit Kappa, acrescenta que «para que a embalagem seja verdadeiramente sustentável, deve ser produzida e desenhada de forma sustentável e ser biodegradável num período relativamente curto depois de múltiplas utilizações. Isto tem um impacto mínimo no Planeta. A embalagem à base de papel está numa posição única para consegui-lo e, por isso, acreditamos que é o futuro».