A multinacional portuguesa Asfertglobal, que opera no sector da biotecnologia, anunciou que sete dos seus produtos obtiveram a certificação Zerya. Cuperdem, Foralg BMo, Kiplant Allgrip, Kiplant Eckosil, Kiplant KCa, Kiplant VS-04 e Microil – das linhas de “Bioestimulação”, “Biofertilização” e “Bioprotecção” – são os produtos certificados.
Em comunicado, a Asfertglobal assinala que estes produtos já eram aprovados para produção biológica, que «são agora reforçados pelo reconhecimento da Zerya», que «permitem estratégias de produção sem resíduos» e que «oferecem alternativas seguras e eficazes para fortalecer as plantas contra stresses bióticos e abióticos e melhorar o crescimento e a produtividade das culturas». A empresa afirma também que «esta abordagem holística assegura o desenvolvimento de estratégias que favorecem a produção de alimentos sem resíduos e garantem um elevado nível de qualidade da produção, aumentando a confiança dos consumidores», acrescentando que esta certificação constitui «uma importante expansão do seu compromisso com a agricultura sem resíduos».
«Esta aliança estratégica entre a Asfertglobal e a Zerya confirma o nosso compromisso contínuo com a excelência e inovação no sector e reflecte os rigorosos padrões de qualidade e segurança alimentar que a Asfertglobal mantém em todos os seus processos de produção», salienta Joel Jerónimo, CEO da Asfertglobal. No comunicado, a empresa comenta igualmente que, no âmbito da parceria estratégica com a Zerya – «marca de referência de produções sem resíduos», diz –, a certificação de sete dos seus produtos garante «uma agricultura mais sustentável», defendendo ainda que, «com o seu foco na sustentabilidade e eficiência», a Asfertglobal «posicionou-se como uma referência no mercado agroalimentar, fornecendo aos agricultores ferramentas que não só respeitam o ambiente, como também melhoram a qualidade e segurança alimentar».
A marca de certificação Zerya é detida pela Zerya Producciones sin Residuos e constitui uma marca de qualidade privada e de cumprimento voluntário, que visa permitir o desenvolvimento de sistemas de produção de hortícolas e frutícolas que «consigam garantir um produto final sem resíduos de pesticidas». Para a Zerya, «sem resíduos» significa que, «quando analisadas, todas as substâncias activas se encontrem numa determinação analítica inferior a 0.01 ppm».