SEDES realiza conferência “A importância da água na agricultura” em Évora a 22 de Junho

O Évora Hotel, em Évora, vai acolher no dia 22 de Junho, a partir das 16h00, a conferência “A importância da água na agricultura”, organizada pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Segundo a SEDES, este evento «abre um ciclo de conferências para debater “Uma estratégia nacional para a gestão da água em tempos de escassez”» e vai contar e com a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, de Álvaro Beleza, presidente da SEDES, e de José Roquette, presidente da SEDES Évora.

A conferência está estruturada em duas mesas-redondas: “Gestão da água e alterações climáticas” (moderada por Pedro Santos, coordenador do Observatório SEDES da Sustentabilidade) e “Gestão da água e agricultura” (moderada por José Pereira Palha, coordenador do Observatórios SEDES da Agricultura). «No sul da Europa, Portugal sente com mais severidade o impacto das alterações climáticas. O ano passado foi o mais quente das últimas nove décadas, este ano 40% do território nacional está já em situação de seca severa e extrema. As previsões não são animadoras e os indicadores apontam para o agravamento da situação. Que desafios enfrentamos? Que políticas devem ser implementadas para mitigar o impacto das alterações climáticas e da seca, em particular no sector agrícola? Qual o futuro da nossa agricultura?», refere a organização a propósito dos temas a abordar neste evento.

Cada mesa-redonda terá um orador – José Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e José Núncio, da Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg), respectivamente –, que fará uma apresentação, a que se seguirá um debate entre um conjunto de convidados, onde se incluem Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Joaquim Poças Martins, secretário geral do Conselho Nacional da Água (CNA), José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e Jorge Froes, do Projecto Tejo, entre outros. Pode consultar aqui o programa da conferência “A importância da água na agricultura” e poderá assistir ao evento presencialmente ou on-line (na página da SEDES no Facebook, através deste link).

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...