Sakata Seed Corporation pretende comercializar sementes de morango F1 a nível mundial

A Sakata Seed Corporation anunciou que neste mês de Novembro «inicia a actividade para comercializar sementes de morango F1, adequadas para cultivo em estufas». Em comunicado, a empresa afirma que «começou, recentemente, uma actividade que une pesquisa, produção e vendas», com o objectivo de «acelerar ainda mais o movimento em direcção à comercialização» de sementes de morango F1, e que esta actividade visa «a comercialização num futuro próximo» das sementes.

A Sakata Seed Corporation refere que «toda a empresa trabalha para comercializar o negócio das sementes de morango» e que, desta forma, «entra em grande escala no negócio de sementes de morango F1». A empresa, que está sediada no Japão, explica que começou a planear o melhoramento de morangos em 2016 e iniciou essa vertente em 2018, para «criar variedades de morangos que equilibrem o sabor excepcional exclusivo dos morangos japoneses e o transporte, e que, ao mesmo tempo, possuam resistência às doenças nas áreas onde são cultivados».

Tomoji Nakai, director executivo sénior, gerente geral sénior da Divisão de Vendas e Marketing no Exterior, da Sakata Seed Corporation, realça que estão a desenvolver sementes de morango F1 «que combinam o delicioso sabor dos morangos japoneses com a resistência a doenças e a solução para o seu transporte». «Através destas novas variedades, pretendemos reduzir a carga sob os produtores e o impacto ambiental, assim como estimular a procura de morangos de alta qualidade e expandir o mercado. Ao combinar as nossas equipas, pretendemos tornar-nos na empresa líder mundial em sementes de morango», conclui.

Segundo a Sakata Seed Corporation, «as variedades japonesas de morango são muito elogiadas internacionalmente pelo seu sabor delicioso», mas estas «também se caracterizam pela sua suavidade, o que cria problemas no que diz respeito aos prazos de validade e ao seu transporte», ao que acresce o facto de que «as doenças que podem acontecer durante o seu cultivo variam de acordo com a região». A empresa detalha que, em 2017, obteve permissão para «vender sementes de Yotsuboshi, um tipo de semente de morango F1 desenvolvida pela província de Mie, província de Kagawa, província de Chiba e Centro de Pesquisa Agrícola Kyushu Okinawa, e vendeu-as principalmente no Canadá e nos Estados Unidos, obtendo informações sobre cada região».

A Sakata Seed Corporation indica ainda que, «convencionalmente, muitas variedades vegetativas de morangos geradas a partir de plantas-mãe têm sido utilizadas em todo o mundo», mas que existem vários problemas: «esforço necessário para manusear a planta-mãe e colher as plantas jovens; risco de infecção por doenças da planta-mãe; restrições na época de transplante de plantas jovens». A empresa diz que, «para resolver esses problemas, está a trabalhar para desenvolver variedades de sementes de morango que podem ser criadas a partir de sementes» e que «já iniciou a produção experimental em escala global».

Sobre o cultivo em estufa, a Sakata Seed Corporation assinala que «uma estufa completamente fechada é uma instalação que maximiza as características dos morangos propagados por sementes» e que «factores como a luz, a temperatura e a água são controláveis dentro deste espaço». É ainda mencionada a «vantagem» de que «é difícil a infiltração de pragas e doenças, ao contrário dos campos abertos – por esta razão, muitas empresas procuram variedades de morango propagadas por sementes, sem risco de infecção das plantas-mãe, devido a medidas extremamente rigorosas para prevenir a entrada de pragas e doenças externas».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...