Sakata organiza conferência internacional sobre abóbora butternut

A Sakata Seed Ibérica organizou a 9 de Setembro a primeira edição da Butternut Conference em Múrcia, Espanha, que visa «partilhar o conhecimento técnico e de mercado sobre este produto em crescimento» e « apoiar e impulsionar esta cultura». Segundo a empresa dedicada à venda de sementes e melhoria vegetal, a abóbora butternut foi escolhida para tema da conferência pela «importância que este produto está a ganhar no mercado norte-americano e inglês, devido às suas qualidades nutritivas e ao seu potencial agronómico». O evento teve mais de 100 participantes, oriundos de vários países: França, Reino Unido, Portugal, Itália, África do Sul, Egipto, Grécia e Espanha.

A primeira parte da conferência consistiu na visita a vários campos de butternut, em diferentes zonas da região de Múrcia. Aqui, Joaquín Navarro, Curcubits Product Promoter de Sakata Seed Ibérica, e Christian Thromas, Product Manager EMEA da Sakata Vegetables Europe, transmitiram dados técnicos da cultura, conselhos de rega, prevenção de pragas e algumas soluções para possíveis dificuldades. Também foram apresentadas as variedades de butternut da Sakata, incluindo cerca de 20 variedades novas. Foi dado especial protagonismo às variedades comerciais Ariel, Pluto, Atlas e Veenas, que «são referência no mercado desde 2008 graças à sua produtividade, alta qualidade e capacidade de conservação», afirma a Sakata.

Na segunda parte da conferência, André de Villiers, Cucurbits Specialist da Sakata Seed South Africa, explicou a forma de cultivo de butternut na África do Sul – onde se produzem 115.000 t/ano de abóbora –, destacando a importância da uniformidade do fruto e da fertilização e o «alto rendimento das variedades da Sakata, bem como a adaptabilidade das mesmas a diferentes condições». Christian Thromas apresentou o programa de melhoria de butternut, destacando o prémio QUEST obtido pela investigação da empresa em variedades híbridas. Sergio Osete, Commercial Manager de Sakata Seed Ibérica, abordou o mercado da abóbora ao nível mundial – destacando a China, a Índia e a Rússia – e explicou as tendências de mercado.

O chef Sergio Pérez realizou um show cooking sobre os múltiplos usos culinários da abóbora: sopas, cremes, raviolis recheados, gnocchi e sobremesas. Em paralelo, Javier Bernabéu, Managing Director da Sakata Seed Ibérica, falou sobre os valores nutricionais das abóboras, os seus beneficios para a saúde e curiosidades sobre as mesmas – por exemplo, possuem um alto conteúdo em potássio, betacarotenos (pro-vitamina A) e vitamina C, responsáveis pelo bom estado de da pele e do cabelo. Teve ainda lugar uma mesa-redonda.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar

Notícias relacionadas

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
A Auchan Retail Portugal apresentou o novo selo “Cultivamos o Bom”, que abrange...
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
A Naturalfa foi seleccionada pela ViniPortugal como Organismo de Certificação...
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar
Tendo em vista o incremento da recolha selectiva da fração de biorresíduos,...
Vinhos portugueses na Sérvia
Vinhos portugueses regressam à Sérvia em ação de promoção da CAP
A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) viajou novamente com produtores...