Sakata inicia construção em Almeria da sede central para a Península Ibérica

A Sakata Seed Corporation realizou no dia 19 de Novembro, em Almeria, Espanha, a cerimónia de colocação da primeira pedra das novas instalações centrais da empresa para a Península Ibérica. Segundo a empresa, a conclusão das obras está prevista para 2026 e este novo centro «terá um papel essencial nos avanços tecnológicos em culturas hortícolas, com foco no tomate, pimento, pepino, curgete e melão, entre outros».

A propósito desta efeméride, a empresa considera que a sede para a Península Ibérica será «um ponto estratégico para a visão empresarial da Sakata, uma vez que esta região de Espanha é actualmente um dos mercados mais importantes para a indústria de sementes na Europa». Na cerimónia, Hiroshi Sakata, presidente da Sakata Seed Corporation, afirmou que «chegou o momento de dar o próximo passo para consolidar a nossa empresa no sector de sementes mais dinâmico do mundo, através da nova sede», acrescentando que «estamos convictos de que o edifício será um centro de inovação e facilitará a colaboração entre as nossas equipas, o que resultará em importantes avanços e conquistas para o futuro».

O embaixador do Japão em Espanha, Takahiro Nakamae, referiu que «a Sakata desempenha um papel importante face aos desafios do aumento da população e das alterações climáticas» e que «as boas relações entre Espanha e Japão apoiam este projecto», manifestando ainda o «mais profundo agradecimento a todos os que contribuem para esta iniciativa, que impulsiona o desenvolvimento da agricultura europeia». O presidente da Câmara Municipal de Vícar, Antonio Bonilla, realçou que, «graças a projectos como a sede da Sakata, esta região torna-se num dos locais mais importantes para o conhecimento e investigação agrícola a nível mundial», salientando ainda o orgulho e a honra por a empresa ter escolhido Vícar para desenvolver este projecto.

Javier Bernabéu, director-geral da Sakata Seed Ibérica, lembrou que «a aventura da Sakata em Espanha começou há 29 anos». «Não foi um caminho fácil até aqui, mas chegámos. Foi um marco importante a decisão de estabelecer a estação de investigação em Almeria. Um projecto que hoje começa a tornar-se realidade. E, embora o futuro seja apenas uma ideia na nossa imaginação, queremos homenageá-lo e introduzir as nossas esperanças nesta “cápsula do tempo”», disse, dando o mote para os convidados do evento e os colaboradores da Sakata Seed Ibérica escreverem um desejo para o novo projecto.

Esses papéis foram colocados numa urna, a qual, depois de ser selada, foi introduzida no monumento relativo à primeira pedra. A propósito desta iniciativa, a Sakata destaca que, «a partir de hoje, a primeira pedra alberga esta urna que, com os desejos de todos, se tornará a alma da Sede Central da Sakata Seed Ibérica».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

1b
XVIII ICOP promoveu no Algarve reunião de representantes de organizações de produtores de 17 países europeus
SAKATA_NP_NUEVA_SEDE_ALMERIA_4
Sakata inicia construção em Almeria da sede central para a Península Ibérica
2
Agroglobal lança novo site

Notícias relacionadas

1b
XVIII ICOP promoveu no Algarve reunião de representantes de organizações de produtores de 17 países europeus
Terminou hoje, 22 de Novembro, em Vilamoura, no Algarve, a 18.ª edição da Conferência...
2
Agroglobal lança novo site
Sob o mote “Com sustentabilidade alimentamos o mundo!”, a décima edição da Agroglobal,...
image001 (5)
PepsiCo e Fertiberia lançam programa para reduzir as emissões na cultura da batata em Portugal
A PepsiCo e a Fertiberia lançaram um programa para reduzir as emissões na cultura...
Foto Salad Greenhouse (53)
Algarve será o anfitrião do 17º Congresso Internacional de Citrinos em 2032
A candidatura portuguesa foi apresentada na semana passada em Jeju, na Coreia...