Safe-Crop lança cobertura de seguro contra chuva persistente na batata

A Safe-Crop está a lançar, «para esta campanha de 2023», em parceria com a seguradora Caravela, a cobertura de seguros contra a chuva persistente na batata. Numa informação publicada na newsletter de Janeiro de 2023 da Porbatata – Associação da Batata de Portugal, a empresa realça que esta cobertura «nasceu após uma escuta activa ao sector», que ela «apenas existia para a fileira do tomate de indústria» e que a solução que estão a lançar «permite aos produtores terem uma segurança num sector de margens reduzidas».

A agência de subscrição Safe-Crop afirma que «protege os produtores e paga a devida compensação» na cultura da batata «caso haja um encharcamento do solo que cause: asfixia radicular, arrastamento, desenraizamento, enterramento e enlodamento da produção segura; impossibilidade física de efectuar a colheita, devendo existir sinais evidentes de alagamento que impeça a realização da mesma até à data limite da cobertura; impossibilidade de prosseguir as operações culturais devido a prejuízos na própria parcela de cultura; pragas e doenças devido à impossibilidade de realização de tratamentos sempre que estes sejam consequência do sinistro». A Safe-Crop, que iniciou a sua actividade em 2020 com um seguro de rendimento para batata, tem vindo a diversificar a oferta: em 2022 introduziu o seguro de rendimento para amendoal e olival e o seguro de colheitas e em 2023 tem previsto lançar o seguro vitivinícola de colheitas, o seguro de plantas e ainda um outro seguro específico, além deste agora anunciado, contra a chuva persistente na batata.

A empresa refere que a cobertura de seguros contra a chuva persistente na batata é «inovadora» e lembra, a propósito, problemas verificados na cultura em anos anteriores. «Em 2018, muitos produtores não conseguiram plantar na altura devida. Primeiro foi a seca e depois a chuva persistente ao longo de dois meses. Safaram-se aqueles que conseguiram plantar atempadamente e colher cedo. O problema dessa estratégia é que as produções acabam por ser demasiado reduzidas e não satisfazem as os compromissos comerciais com a indústria», assinala a Safe-Crop.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Notícias Recentes

Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
2
Publicada declaração que rectifica composição do Comité de Acompanhamento do PEPAC

Notícias relacionadas

Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...
2
Publicada declaração que rectifica composição do Comité de Acompanhamento do PEPAC
Foi publicada a 15 de Fevereiro, em Diário da República, uma declaração de rectificação...
1a
SGS Portugal e SGS Espanha firmam aliança operacional
A SGS, empresa que opera nas áreas de certificação, inspecção, ensaios laboratoriais...