Safe-Crop lança cobertura de seguro contra chuva persistente na batata

A Safe-Crop está a lançar, «para esta campanha de 2023», em parceria com a seguradora Caravela, a cobertura de seguros contra a chuva persistente na batata. Numa informação publicada na newsletter de Janeiro de 2023 da Porbatata – Associação da Batata de Portugal, a empresa realça que esta cobertura «nasceu após uma escuta activa ao sector», que ela «apenas existia para a fileira do tomate de indústria» e que a solução que estão a lançar «permite aos produtores terem uma segurança num sector de margens reduzidas».

A agência de subscrição Safe-Crop afirma que «protege os produtores e paga a devida compensação» na cultura da batata «caso haja um encharcamento do solo que cause: asfixia radicular, arrastamento, desenraizamento, enterramento e enlodamento da produção segura; impossibilidade física de efectuar a colheita, devendo existir sinais evidentes de alagamento que impeça a realização da mesma até à data limite da cobertura; impossibilidade de prosseguir as operações culturais devido a prejuízos na própria parcela de cultura; pragas e doenças devido à impossibilidade de realização de tratamentos sempre que estes sejam consequência do sinistro». A Safe-Crop, que iniciou a sua actividade em 2020 com um seguro de rendimento para batata, tem vindo a diversificar a oferta: em 2022 introduziu o seguro de rendimento para amendoal e olival e o seguro de colheitas e em 2023 tem previsto lançar o seguro vitivinícola de colheitas, o seguro de plantas e ainda um outro seguro específico, além deste agora anunciado, contra a chuva persistente na batata.

A empresa refere que a cobertura de seguros contra a chuva persistente na batata é «inovadora» e lembra, a propósito, problemas verificados na cultura em anos anteriores. «Em 2018, muitos produtores não conseguiram plantar na altura devida. Primeiro foi a seca e depois a chuva persistente ao longo de dois meses. Safaram-se aqueles que conseguiram plantar atempadamente e colher cedo. O problema dessa estratégia é que as produções acabam por ser demasiado reduzidas e não satisfazem as os compromissos comerciais com a indústria», assinala a Safe-Crop.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite

Notícias relacionadas

1
Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca
No contexto da situação de seca na Europa, Portugal, Espanha, França e Itália...
1
Montijo recebe Festa da Flor de 26 a 28 de Maio
A cidade do Montijo acolhe a edição de 2023 da “Festa da Flor” de 26 a 28 de...
AABIM1
Evento científico em Beja analisa novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite
“Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite” é o tema...
FLF 241_publirreportagem ValorFito
Valorfito distingue as melhores práticas no sector agrícola português
Catorze empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição...