Regadio: Governo aprova mais 11 projetos de reabilitação

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou mais 11 projectos de reabilitação de regadios tradicionais nos distritos de Aveiro, Bragança e Porto.

Ao todo, serão beneficiados cerca de 700 hectares, com um investimento público de 1,5 milhões de euros.

Serão abrangidos por estes projectos 540 agricultores dos concelhos de Arouca, Baião, Felgueiras, Lousada, Paredes, Penafiel, Valongo e Vinhais.

Este investimento junta-se ao investimento global na reabilitação de regadios tradicionais, que ultrapassa já os 33 milhões de euros. Os 223 projectos aprovados e já em execução abrangem uma área total superior a 6.000 hectares e mais de 8.400 explorações.

«São projectos que representam um investimento do Governo no desenvolvimento rural, criando mais e melhores condições para a fixação das populações e para o crescimento da agricultura familiar», sublinha o ministro Luís Capoulas Santos.

O titular da pasta da Agricultura lembra que estes regadios «fazem parte de um projecto mais amplo de valorização dos territórios e da actividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água».

Sublinhando os aspectos sociais da medida, o ministro explica que «o Governo pretende discriminar positivamente a agricultura familiar, de acordo com uma estratégia de apoio ao sector que se traduza no desenvolvimento da actividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento».

Capoulas Santos acrescenta ainda a necessidade de adaptação às alterações climáticas e de contribuir para os objectivos do Governo relativamente à estratégia de descarbonização, considerando «urgente promover o uso eficiente do recurso água em tempos de escassez, pelo que este investimento é plenamente justificado e vai ao encontro dos anseios dos pequenos agricultores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 241_entrevista_CropLife
«Precisamos de uma Agricultura sustentável, resiliente e inclusiva»
FLF 241_publirreportagem bayer 1
Bayer: Soluções Integradas e Customizadas
1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias

Notícias relacionadas

FLF 241_entrevista_CropLife
«Precisamos de uma Agricultura sustentável, resiliente e inclusiva»
Olivier de Matos, director geral da CropLife Europe, defende que é urgente disponibilizar...
FLF 241_publirreportagem bayer 1
Bayer: Soluções Integradas e Customizadas
A BAYER reitera o seu compromisso em disponibilizar aos seus agricultores soluções...
1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias
A Ministra da Agricultura e da Alimentação assinou um despacho que define os...
Foto Salad Greenhouse (21)
Agrogarante leva “Sustentabilidade – Garantir o Futuro das Empresas” à FNA23
No âmbito das Conversas de Agricultura que integram o programa de colóquios...