Projecto Mimo garante alimentos para famílias carenciadas

A Vitacress é uma das empresas que integra o projecto Mimo, uma iniciativa que reúne várias empresas em torno de causas sociais e que, face ao contexto actual de pandemia, está a oferecer os alimentos para cerca de 1.000 refeições diárias, que são entregues em instituições de solidariedade, bem como nas casas de 75 famílias, referenciadas por essas instituições.

Este programa arrancou em 2009, inicialmente dando apoio a duas casas da Associação CrescerSer, que acolhe temporariamente crianças que são retiradas judicialmente aos pais. Em 2011, o projecto foi alargado às sete casas de acolhimento da Associação CrescerSer, assegurando anualmente o fornecimento dos ingredientes base para confecção de refeições diárias para cerca de 200 pessoas. Desde então, foram anualmente entregues à CrescerSer mais de 130000 pães, mais de 600 dúzias de ovos, mais de 2.250 frangos, mais de 2.000 kg de arroz, mais de 11.640 litros de leite, mais de 27.000 iogurtes e cerca de 6.500 kg de batatas.

Com a mais recente crise, criada pelo vírus Covid-19, o apoio foi ampliado à Porta Solidária, uma iniciativa que oferece, gratuita e anonimamente, o serviço de sopa, pão e uma refeição ligeira aos Sem-abrigo do Porto e a todas as pessoas que necessitem. Esta ajuda veio colmatar uma necessidade sentida pela associação Porta Solidária que, nesta conjuntura, viu os pedidos de ajuda subirem de 140 para 600 refeições diárias.

O projecto Mimo, já com mais de 10 anos, resulta de uma parceria entre várias empresas portuguesas e internacionais, entre as quais, a Acembex, a Invivo, o Grupo Lusiaves, a Novarroz, a Lactogal, a Soja de Portugal, a Moagem Ceres, a Padaria Celeste, a Vitacress, a Cerealis, a Aveiport – Grupo ETE, a SDL- Silos de Leixões, a Camionagem Ponte Nova e o Grupo Rangel.

O programa obtém donativos dos seus fornecedores internacionais de matérias-primas, como milho e trigo, assim como a prestação de serviços logísticos, como frete, descarga, armazenagem e expedição, assegurando assim o fluxo dessas matérias-primas ao longo da cadeia logística, desde o porto de origem até ao seu destino final, e ainda a sua transformação, no caso dos produtos acabados.

Luís Sena de Vasconcelos, CEO da Acembex, sublinha: «Há mais de 10 anos que começámos com esta parceria para garantir a alimentação de pessoas que, de outra forma, não teriam o que comer. Só com esta articulação muito estreita entre todos é que se torna possível coordenarmos a produção de todos os alimentos e as logísticas de entrega dos produtos junto das organizações de solidariedade social. Com a situação actua,l tivemos de alargar a nossa ajuda a mais pessoas que, infelizmente, estão a passar por muitas dificuldades. Apesar de ser necessário algum esforço de logística e alinhamento é reconfortante saber que estamos a possibilitar que estas pessoas tenham acesso a alimentação essencial.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto

Notícias relacionadas

MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...
FLF 250_publirreportagem_deiba
Deiba Innov é a nova gama de bioestimulantes inovadores da Deiba
Entrevista a Tiago Duarte, Chefe de Vendas da gama DEIBA INNOV. Qual foi a...