Projecto internacional procura novas estratégias para o amendoal mediterrânico

Teve início em Junho o projecto internacional “VALMEDALM – Valorização de amendoais Mediterrânicos através do uso de estratégias integradas de intercropping”, que pretende potenciar o amendoal mediterrânico pelo recurso a «estratégias integradas de cultivo entre culturas». Esta iniciativa é liderada pelo More – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (More CoLab), de Portugal, envolve nove entidades – organizações, institutos, universidades, associações e empresas – de seis países – Portugal, Itália, Croácia, Israel, Egipto e Marrocos – e irá decorrer até Maio de 2025.

De Portugal, integram também o consórcio o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Centro Nacional de Competências de Frutos Secos (CNCFS). O projecto VALMEDALM é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA), com apoio do programa europeu Horizonte 2020.

Segundo os promotores, este projecto «visa potenciar a produção local de amêndoa do Mediterrâneo através da implementação de práticas de intercropping como uma estratégia integrada alinhada com aspectos económicos e sociais, bem como com princípios sustentáveis para uma adaptação às alterações climáticas». Neste contexto, «vão ser promovidas estratégias de intercropping e avaliados os impactos destas práticas ao nível da produção, das propriedades nutricionais, da biodiversidade e igualmente na gestão de pragas e infestantes», nomeadamente através da «implementação de campos demonstradores» nos seis países do consórcio, explicam.

285234793_102674042484377_1420743279244445360_n

Os promotores realçam que haverá também «um grande foco no desenvolvimento de canais de interacção e estratégias de networking direccionados à promoção da formação, transferência de conhecimento e trabalho colaborativo junto de agricultores locais, associações de produtores e pequenas empresas». O More CoLab lidera o Conselho Executivo e a Equipa de Gestão do VALMEDALM e é ainda responsável pela implementação de estratégias de formação e transferência de conhecimento, assim como pela coordenação do consórcio internacional e pela gestão do projecto.

Andrey Romanenko, director executivo deste laboratório colaborativo, afirma que «é uma honra para a equipa do More CoLab liderar esta parceria internacional, que vai dar resposta aos desafios prementes de adaptação das práticas agrícolas às alterações climáticas através de estratégias sustentáveis, para gerar valor económico e social». Sediado em Bragança e contando ainda com o Pólo do Vale do Côa e Centro Interior, o More CoLab actua em cinco grandes áreas: Alimentos e produtos de base biológica; Tecnologias inteligentes; Ambiente de montanha e gestão de ecossistemas; Património, turismo, bem-estar; Negócios e gestão.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...