Uma das novidades da 11.ª edição da Interpoma – certame internacional dedicado à maçã que decorre anualmente em Bolzano, Itália, e que em 2018 se realizou de 15 a 17 de Novembro – foi a primeira edição do Interpoma Technlogy Award. Esta iniciativa visa premiar as melhores inovações em tecnologias e equipamentos, expostas na feira (mediante inscrição), em duas categorias: “Field” [Produção e protecção] e “Post-harvest” [Pós-colheita].
Na categoria “Field”, o prémio foi atribuído ao produto “Mister Pro + Isomate CM Mister 1.0”, da divisão Biogard da empresa CBC Europe. Consiste numa nova formulação aerossol e num novo emissor para controlo de pragas (nomeadamente, Cydia pomonella) através de confusão sexual.
Na categoria “Post-harvest”, o galardão foi para o “Q Eye XP”, da Biometic (uma divisão da Microtec). Trata-se de um scanner utilizado na linha de embalamento, que recorre à tecnologia de raios-X, «eficaz na detecção de defeitos internos na fruta», segundo o júri.
O vencedor em cada uma das categorias recebeu um prémio no valor de 5.000 euros, composto por um galardão, a realização de um anúncio em vídeo do produto e a promoção no âmbito da feira e dos seus recursos. Foram ainda atribuídas três menções honrosas: “GOTrack Remote Control”, da empresa polaca GOTrack, na categoria “Field”; “Polus 48” (robô embalador, da Meccanica Zucal) e “SmartPackr2” (da Greefa), na categoria “Post-harvest”.
O Interpoma Technlogy Award resulta de uma parceria entre a Fiera Bolzano (entidade que organiza a Interpoma), a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Livre de Bozen-Bolzano e a Sociedade Italiana de Horticultura, Fruticultura e Floricultura. Esta primeira edição contou com 25 candidaturas.
[Foto: Marco Parisi]