Portugal Fresh promove plantas ornamentais na maior feira mundial do sector

A principal feira mundial de flores e plantas ornamentais regressa a Essen, na Alemanha, entre 23 e 26 de Janeiro, com as alterações climáticas e a sustentabilidade no topo da agenda. A Portugal Fresh irá marcar presença no evento para promover as empresas portuguesas de plantas ornamentais e divulgar a inovação do sector aos mais de 40 mil visitantes de todo o mundo. 

No stand da Portugal Fresh, que ocupa uma área de 64 metros quadrados,  estarão a Viplant, a Viveiros Monterosa, a Schroll Flowers e a Colossus Plants. O sector desloca-se a Essen num contexto exigente, marcado pela situação de seca e pelo anúncio de corte de 25% no fornecimento de água na agricultura no Algarve, face ao ano passado.

«O sector das plantas ornamentais é dos mais inovadores no sector da horticultura em Portugal e, em Essen, irá mostrar como inova todos os dias, quer no serviço, quer nos produtos que oferece aos clientes internacionais, num contexto de mudanças climáticas cada vez mais desafiante. O Algarve e Sudoeste Alentejano têm um enorme contributo para as exportações de plantas ornamentais e as medidas anunciadas terão impacto directo nas nossas exportações. É urgente concretizar obras de modernização das infraestruturas existentes para a gestão dos recursos hídricos, criar novos armazenamentos como charcas, reservatórios, barragens e novas fontes de água em vez de insistirmos em proibições e compensações, como as que foram divulgadas pelo Governo», apela Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

A associação tem em curso um Procjeto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e acções de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do sector.

O objectivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo

Notícias relacionadas

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...