Portugal e Espanha vão pedir em conjunto à Comissão medidas urgentes contra a seca

No contexto da situação de seca na Europa, Portugal, Espanha, França e Itália vão apresentar à Comissão Europeia, em conjunto, a 30 de Maio, em Bruxelas, na próxima reunião do Conselho Europeu de Agricultura e Pescas, uma intervenção que visa «reforçar a importância da autorização do recurso aos instrumentos contemplados e previstos na Política Agrícola Comum» e «pedir medidas urgentes para enfrentar a seca». O anúncio foi feito hoje pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, na sequência da reunião entre a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, com o ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação do Reino de Espanha, Luís Planas, que teve lugar esta manhã (24 de Maio) e que ocorreu no âmbito da preparação da presidência espanhola do Conselho Europeu.

Na reunião, foram apresentadas as prioridades estabelecidas por Espanha para a presidência e foram ainda debatidas «questões comuns a ambos os países, tendo em vista, designadamente, a identificação de oportunidades partilhadas». No caso da seca – «um dos desafios que mais afecta a Península Ibérica», indica o Ministério –, foi feito um ponto de situação, foram identificadas as medidas já adoptadas e foi trabalhada a intervenção já referida.

«Estes encontros são da máxima importância, principalmente quando está a ser preparada a presidência do Conselho Europeu, a qual será assumida por Espanha. O impacto dos efeitos das alterações climáticas, a viabilidade e a sustentabilidade das actividades, a aposta na produção e transferência de conhecimento e a manutenção da segurança alimentar num contexto tão desafiante como o actual são apenas alguns dos temas que, a título de exemplo, posso mencionar para ilustrar a abrangência e o carácter estratégico da cooperação entre estes dois países, unidos por muito mais do que apenas uma fronteira, afirmou Maria do Céu Antunes. «É muito importante esta cooperação a uma só voz, face aos estragos que a Península Ibérica está a enfrentar, no próximo Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia. Partilhamos o mesmo território e enfrentamos problemas semelhantes, por isso, juntos vamos pedir ajuda à Comissão Europeia para ajudar os nossos agricultores», disse Luís Planas.

Na reunião, participaram também os secretários de Estado da Agricultura e das Pescas de Portugal, Gonçalo Rodrigues e Teresa Coelho, o secretário geral de Agricultura e Alimentação do Reino de Espanha, Fernando Miranda Sotillos, a embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos Roig. Participaram igualmente representantes de diversos organismos dos dois países, responsáveis por matérias que estiveram em análise.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...