Portugal aumenta défice da balança comercial alimentar

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o saldo da balança comercial de produtos agrícolas e agro alimentares, em 2013, foi de 3,7 mil milhões de euros, ou seja, mais 39 milhões de euros do que em 2012.

Os números parecerem contraditórios, já que houve uma diminuição do consumo interno e um anunciado aumento da produção agrícola. A justificação prende-se, no entanto, com o facto dos produtos alimentares importados terem tido um considerável aumento de preço na origem, o que levou a um aumento do desequilíbrio da balança comercial, mesmo tendo em consideração que as exportações lusas de produtos agrícolas e alimentares cresceram 11% em 2013, face a 2012.

As exportações em 2013 totalizaram assim 3,5 mil milhões de euros, ou seja, mais 343 milhões de euros do que em 2012, enquanto que as importações contabilizaram 7,2 mil milhões de euros, ou seja, mais 382 milhões de euros.

Este aumento está diretamente associado ao aumento de preço na origem, não esquecendo que as maiores subidas das importações foram no setor da carne e miudezas comestíveis (mais 105,5 milhões de euros), das frutas (mais 80 milhões de euros), e dos produtos hortícolas (mais 69 milhões de euros).

Continua a ser a vizinha Espanha o nosso principal fornecedor, com 46,9% dos produtos e também o nosso principal cliente, com 38,1%. No entanto, é de realçar que o segundo melhor mercado exportador português é o de Angola, que absorve 12,1% das exportações alimentares lusas.

O azeite foi o maior impulsionador das exportações, refletindo os grandes investimentos que têm sido feitos no olival, com um volume exportado em 2013 de 539 milhões de euros, ou seja, mais 99 milhões de euros que em 2012.

O saldo da balança comercial em 2013 foi positivo em 2,5 mil milhões de euros, ou seja, mais 140 milhões de euros do que no ano anterior.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango

Notícias relacionadas

FLF 250_Publirreportagem_Fitosistema
Soluções Fitosistema para as principais pragas da vinha e das fruteiras
A FITOSISTEMA é, desde 2019, parceira da empresa italiana BIOGARD, a referência...
2a
Entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 a 2 de Maio na Ovibeja
No dia 2 de Maio, tem lugar em Beja a entrega dos prémios Alqueva Sustentável...
FLF 239_fileira_morango
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre morango
O sub-sector do morango constitui o tema do mais recente documento de análise...
plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...