Os ‘superalimentos’, caracterizados pela concentração de nutrientes, são cada vez mais vendidos em Portugal até porque são procurados como indicação terapêutica para prevenir cancro, doenças degenerativas ou problemas como o colesterol e a obesidade.
Alguns pontos de venda deste tipo de alimentos avançaram que o aumento de vendas ronda os 30% e, em alguns casos, o valor obtido no primeiro semestre deste ano duplicou em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Lusa.
O gestor de rede dos supermercados biológicos Brio, Miguel Monteiro, faz parte do grupo que registou aproximadamente 30% de crescimento de vendas deste tipo de produtos.
«Os mais vendidos são as sementes de chia, a maçã e as bagas goji», disse, acrescentando que, ultimamente, «têm aparecido mais marcas de ‘superalimentos’ em virtude de ser um mercado em expansão a nível nacional».
A marca ‘Iswari’, que vende apenas este tipo de produtos, quer numa rede de supermercados de comida saudável quer pela internet, apresenta a mesma lista dos ‘superalimentos’ mais vendidos, mas acrescenta a spirulina e o açaí.
De acordo com o presidente da ‘Iswari’, Gonçalo Sardinha, a empresa «duplicou [este ano] as vendas em Portugal em relação ao primeiro semestre de 2013», o que justifica pelo facto de se tratarem de alimentos «considerados exóticos» e por «terem propriedades extraordinárias».