PDR 2020 atingiu 76% de execução em Novembro de 2022

No fim de Novembro de 2022, o Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) registava um montante de 4,388 mil milhões de euros de apoio pago aos seus beneficiários. Segundo Rita Barradas, gestora do PDR 2020, este valor «correspondendo a uma taxa de execução de 76% (77% FEADER), posicionando o Programa acima da média da União Europeia (67% FEADER) na execução financeira do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural».

Numa nota divulgada a 29 de Dezembro, Rita Barradas recordou que, «em 2021, o PDR 2020 cresceu mais dois anos, em recursos financeiros no montante de 1,442 mil milhões de euros [um reforço resultante das verbas da transição e do Next Generation] e em tempo, passando a dotação do Programa para 5,776 mil milhões de euros e a sua execução prorrogada para o final de 2025». A gestora do PDR 2020 referiu que o montante executado (4,388 mil milhões de euros), «não obstante inclua a execução de projectos aprovados com dotações dos referidos reforços, já supera a dotação inicial do Programa para o período 2014-2020 (4,334 mil milhões de euros), cuja execução só terminaria em Dezembro de 2023».

Também sublinhou que, «no que respeita à dotação Next Generation, a executar igualmente até final de 2025, a taxa de execução é de 46%, correspondendo a 142 milhões de euros de apoio do PDR 2020 pagos aos beneficiários». «Nestes dois anos, que coincidiram com os anos da pandemia e da guerra, em que se instalou uma elevada incerteza para quem investe, a Autoridade de Gestão, com o reforço das verbas da transição e do Next Generation, abriu mais de 440 concursos, pelo Secretariado Técnico e pelos GAL, com uma dotação disponibilizada superior a 1.000 milhões de euros, tendo aprovado mais de 11.000 projectos de investimento», destacou Rita Barradas.

A nota realça ainda que, «com as candidaturas que se encontram em análise e com as que estão a ser submetidas nos anúncios actualmente abertos e nos anúncios a abrir, o Programa ficará numa situação de overbooking tecnicamente adequado face ao histórico de libertação de verbas verificado». A concluir, Rita Barradas afirma que «a utilização integral e em tempo útil destes recursos constituiu o principal objectivo desta Autoridade de Gestão neste período» e que se seguem «três anos de execução, para pagar aos beneficiários o restante envelope financeiro atribuído ao PDR 2020», acrescentando que este «desafio» só é possível «com a determinação de que o sector tem dado provas e com o empenhamento que tem sido evidenciado» por beneficiários, Direcções Regionais de Agricultura, IFAP, GAL e Autoridade de Gestão».

Pode consultar os dados da execução do PDR 2020 aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...