Parceria entre Lusosem, Clube de Produtores Continente e Novarroz permite lançamento comercial da nova variedade de arroz Caravela

A Lusosem anunciou o estabelecimento de uma parceria com o Clube de Produtores Continente para a disponibilização no mercado da variedade de arroz carolino Caravela. A esta parceria também está associada a Novarroz, empresa «com forte trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos com a Sonae» e que irá assegurar a componente industrial e de processamento do arroz – uma vertente «fundamental na garantia e na produção do arroz Caravela», diz a Lusosem.

Em comunicado, a Lusosem explica que obteve, em 2022, os direitos para o desenvolvimento da variedade de arroz Caravela, fruto do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Arroz levado a cabo pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e pelo COTArroz – Centro Operativo e Tecnológico do Arroz. Nesse ano e em 2023, indica a empresa, a prioridade residiu na multiplicação e promoção desta variedade.

A Lusosem afirma que «os resultados entretanto obtidos nas três regiões orizícolas permitem apresentar a variedade Caravela como uma aposta segura e disponível para os produtores nacionais» e que «esta variedade, com um grão do tipo Carolino, está a demonstrar todas as vantagens e capacidades do melhoramento vegetal bem dirigido». Segundo a empresa, a parceria com o Clube de Produtores Continente – entidade de ligação à produção agroalimentar da Modelo Continente, empresa do grupo Sonae detentora da marca de retalho Continente – surge na sequência de contactos iniciados em 2022.

A Lusosem informa que «serão apresentados no início da presente campanha os detalhes e os modelos que permitirão operacionalizar o projecto, que julgamos com forte potencial e importância na dinamização e promoção da investigação e produção nacional». A empresa também refere que o projecto será «apoiado no terreno» pela sua equipa técnico comercial, «na sequência de um trabalho de continuidade de vários anos com distribuidores, organizações de produtores e agricultores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...