Parceria entre CHEP e WEPA permite redução anual de 113,8 toneladas de CO2

A parceria entre a CHEP, empresa de soluções para cadeias de abastecimento e referência de pooling de paletes, e a Wepa, empresa de soluções de higiene pessoais e profissionais, permite «uma redução anual de 141 mil quilómetros e a emissão de 113,8 toneladas de CO2 através das linhas de transporte colaborativo».

O projecto é parte integrante das Soluções de Transporte Colaborativo da CHEP, uma iniciativa com o objectivo de optimizar os fluxos logísticos que «combina a visibilidade única da empresa sobre os milhares de movimentos das respectivas paletes com a capacidade das tecnologias de Big Data, com o intuito de identificar sinergias e oportunidades de partilha de transporte, tanto entre clientes, como com a CHEP», refere a empresa num comunicado.

A iniciativa está em funcionamento há sete anos e conta com mais de 240 clientes europeus da CHEP. A adesão da WEPA às Soluções de Transporte Colaborativo teve início em 2014, em Itália, tornando-se num dos primeiros clientes da CHEP a beneficiar desta iniciativa.

A WEPA e a CHEP partilham um total de 12 linhas de colaboração em quatro países: Polónia, França, Alemanha e Itália. Ambos os parceiros colaboram para partilhar camiões (ou seja, combinam a entrega e recolha de paletes da CHEP com a entrega de produtos da WEPA) para optimizar as viagens de ida e volta e diminuir os quilómetros em vazio.

Sebastian Schulte, responsável pela Cadeia de Abastecimento da WEPA, afirma: «Participar neste projecto representa um passo importante na direcção da colaboração logística para a nossa empresa. O desenvolvimento sustentável tem sido e continua a ser uma prioridade em todas as nossas decisões, pelo que é muito positivo observar que um parceiro de logística como a CHEP partilha os mesmos valores e se esforça por tornar as melhorias realidade».

A parceria da WEPA com a CHEP teve início em 2006, quando as paletes Euro (1200 x 800) da CHEP foram incorporadas nas operações da WEPA na Alemanha. Ao longo dos anos, a parceria entre as duas empresas expandiu-se para a Itália, Polónia, França e Reino Unido. A utilização das «paletes reutilizáveis e intrinsecamente sustentáveis da CHEP também tem contribuído para a redução do respectivo impacto ambiental».

Peter Adamczyk, director european Key Accounts da CHEP, salienta que «desenvolver uma cultura de colaboração com empresas de bens de consumo rápido como a WEPA é fundamental num mundo que enfrenta uma procura em crescimento constante e em que é essencial reduzirmos o nosso impacto ambiental, que nunca foi tão elevado».

As Soluções de Transporte Colaborativo da CHEP fazem parte do respectivo “Zero Waste World” (ZWW), uma colaboração profissional que reúne os principais retalhistas e fabricantes para criar cadeias de abastecimento mais inteligentes e sustentáveis. Para além de erradicar quilómetros de transporte em vazio, o ZWW também se concentra em eliminar resíduos físicos e em reduzir as ineficiências da cadeia de abastecimento por meio da digitalização.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...