O fogo bacteriano vai ser o mote de uma palestra técnico-científica que tem lugar a 14 de Julho, a partir das 15h00. Este evento decorre em formato presencial – no Pavilhão Municipal do Cadaval, com um limite de 35 pessoas, para cumprir as regras da Direcção Geral de Saúde – e online, através da plataforma Zoom.
A palestra é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), em parceria com a Câmara Municipal do Cadaval. O programa, que pode consultar aqui, inclui intervenções de Leonor Cruz e de Rui Maia de Sousa, ambos do INIAV.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias, encerram no fim do dia 12 de Julho e podem ser efectuadas aqui. No formulário de inscrição, pode escolher qual o formato (presencial ou online) em que pretende assistir.
Recorde-se que o fogo bacteriano é uma doença grave, causada pela bactéria Erwinia amylovora (Burr.) Wins. et al., considerada um organismo nocivo de quarentena a nível comunitário. Afecta as pomóideas (como a pêra e a maçã) e diversas plantas da família das rosáceas.
NOTA (14/7/2021): «Por motivos de força maior», a organização alterou este evento para 19 de Julho, segunda-feira, à mesma hora. A organização indica que todas as inscrições se mantêm, bem como o link enviado para assistir.