Alinhado com a estratégia de manutenção e conservação do solo, o NUTRIMAIS lança agora quatro novos produtos para o mercado agrícola: três substratos orgânicos e um vermicomposto.
Em resposta ao pedido e procura dos clientes NUTRIMAIS, a LIPOR está a desenvolver um conjunto de soluções para o sector agrícola, «tendo sempre em mente a sustentabilidade ambiental pela qual a marca se pauta».
Os substratos orgânicos NUTRIMAIS são produzidos «utilizando matérias-primas de qualidade e sustentáveis, onde se destaca o Corretivo Agrícola Orgânico 100% natural NUTRIMAIS».
A sua incorporação nas formulações, de acordo com as culturas em questão, «garante às plantas uma libertação nutricional lenta, contribuindo para o desenvolvimento saudável durante o seu ciclo de vida».
Numa primeira fase será comercializado em embalagens de 40 litros e três fórmulas desenhadas para usos generalizados ou específicos:
UNIVERSAL- para todo o tipo de plantas, uma fórmula que «garante boa drenagem, suprime necessidade de fertilização inicial e melhora a saúde das
plantas»;
HORTÍCOLAS – fórmula dedicada à produção de vegetais, com alto teor de matéria orgânica, que «garante um bom desenvolvimento das plantas e frutos;
AROMÁTICAS – especialmente concebido para o crescimento de sementes, mudas e plantas aromáticas, «permitindo uma excelente drenagem, mantendo a humidade correcta para o desenvolvimento de plantas como o alecrim, os orégãos ou alfazemas, entre outros.
O NUTRIMAIS vermicomposto é um produto natural obtido através da degradação de matéria orgânica (estrumes e desperdícios da indústria alimentar) por minhocas (Eisenia fetida) que «resultam num correctivo orgânico muito rico em ácidos húmicos essenciais ao bom crescimento das plantas. É um produto inodoro que melhora naturalmente as características físicas e de fertilidade do solo» e será comercializado em embalagens de 1kg.
De 7 a 9 de Setembro, o NUTRIMAIS apresentou estas novidades na Agroglobal em Valada do Ribatejo, Santarém, seguindo-se a participação na Feira Agro
Braga, de 16 a 19 de setembro.
Segundo a empresa, o desenvolvimento de novos produtos decorre da acção estruturada e diária de inovar na LIPOR, que tem por objectivo transformar a Visão dos Resíduos como potenciais novos Recursos, centrada numa perspectiva de Economia Circular, pelo que procuram explorar novas formas de aplicar o potencial trazido pela indústria 4.0 a esses processos.
«Cientes da nossa responsabilidade na promoção da Economia Circular, a Investigação e Desenvolvimento de novos produtos, segue um processo, que inclui ferramentas sustentáveis, como o Ecodesign. Estamos focados no desenvolvimento de novos produtos circulares e sustentáveis em três áreas prioritárias: valorização de escórias provenientes da central de valorização energética, o desenvolvimento de novos produtos para agricultura, e aumento do grau de pureza dos materiais. Para além destas, pretendemos digitalizar as nossas operações, de
modo a criar cada vez mais conhecimento e valor», concluem.