Novos apoios para agricultores que vendem em Circuitos Curtos

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, promoveu uma nova Reprogramação do PDR 2020, o Programa de Desenvolvimento Rural, com o objectivo de implementar uma nova medida de apoio à Agricultura Familiar.

Assim, seguiu já para publicação a portaria que estabelece as regras através das quais deverão ser apoiados os Circuitos Curtos.

Tratam-se de circuitos de venda de produtos em que o produtor vende directamente ao público num raio de proximidade da exploração que não vai além dos municípios em redor da mesma.

A portaria determina um montante fixo a atribuir a cada produtor por deslocação semanal ao mercado. O valor, de 48 euros, poderá ser atribuído uma vez por semana ao longo de todas as semanas do ano, até um limite de 3 anos. Ou seja, cada produtor, poderá receber até 7.488 euros ao longo de três anos. Serão apoiadas exclusivamente as deslocações dentro do município onde se situa a exploração, dentro dos municípios que integram o Grupo de Acção Local (GAL) onde se insere a exploração, ou as deslocações até aos municípios adjacentes ao GAL.

A aquisição de equipamentos de apoio à actividade comercial poderá igualmente receber um apoio que varia entre 50% e 80%. Em causa estão apoios à compra de viaturas para o transporte da produção ou de bancadas para instalar nos mercados de venda.

Serão também apoiados projectos de investimento na modernização e equipamento das explorações. Cada projecto apresentado não poderá exceder os 50 mil euros, tendo sido estabelecido um limite máximo de 200 mil euros de apoio por beneficiário, no conjunto das medidas.

Tratando-se de uma medida vocacionada para apoiar a Agricultura Familiar, o Governo estabelece como critério de acesso que o beneficiário apresente um valor anual inferior a 100 mil euros, entre ajudas recebidas do I Pilar da PAC e volume de negócios da exploração.

Logo que seja publicada a portaria, os GAL, entidades que têm a responsabilidade de atribuir directamente aos agricultores as verbas da componente LEADER, destinada precisamente a apoiar o Desenvolvimento Rural, poderão abrir os respectivos concursos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 241_entrevista_CropLife
«Precisamos de uma Agricultura sustentável, resiliente e inclusiva»
FLF 241_publirreportagem bayer 1
Bayer: Soluções Integradas e Customizadas
1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias

Notícias relacionadas

FLF 241_entrevista_CropLife
«Precisamos de uma Agricultura sustentável, resiliente e inclusiva»
Olivier de Matos, director geral da CropLife Europe, defende que é urgente disponibilizar...
FLF 241_publirreportagem bayer 1
Bayer: Soluções Integradas e Customizadas
A BAYER reitera o seu compromisso em disponibilizar aos seus agricultores soluções...
1
Ministra assina despacho com novas regras para reconversão de culturas em zonas precárias
A Ministra da Agricultura e da Alimentação assinou um despacho que define os...
Foto Salad Greenhouse (21)
Agrogarante leva “Sustentabilidade – Garantir o Futuro das Empresas” à FNA23
No âmbito das Conversas de Agricultura que integram o programa de colóquios...