Nova licenciatura em Tecnologia Agroindustrial para responder aos desafios do sector produtivo e da transformação de alimentos

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia a abertura de uma nova licenciatura para o ano lectivo 2023/2024 –  Licenciatura em Tecnologia Agroindustrial. Com a duração de três anos, para além dos aspectos formativos, surge com sentido integrador, estratégico para a modernização do sector agroalimentar.

A nova licenciatura visa formar profissionais com competências em tecnologias de última geração, inovadoras e diferenciadoras, amigas do ambiente e com vantagens competitivas para a indústria. Actualmente, as inovações tecnológicas têm a capacidade de potenciar um automatismo inteligente, e processos de fluxogramas de produção e transformação optimizados, mais competitivos e com menos desperdícios, reduzindo assim a pegada ecológica da fileira, os custos para os agricultores, e contribuindo para a sustentabilidade do sector.

O ciclo de estudos da Licenciatura em Tecnologia Agroindustrial assenta numa formação de base sólida em ciências e engenharia de cariz tecnológico, com destaque para as áreas científicas de Biologia, Química e Matemática, onde se enquadram as provas específicas de ingresso em Biologia, Geologia, Matemática e Física e Química.

O objectivo desta nova licenciatura da FCT NOVA é formar estudantes com competências nas tecnologias agroalimentares. As saídas profissionais vão desde as áreas das Indústrias Alimentares, Controlo de Qualidade, Planeamento e Projectos Industriais e Investigação Científica e Ensino, entre outros.

«É um facto que a tecnologia tem a capacidade de impactar positivamente o sector agroalimentar, sendo necessário formar profissionais com uma visão disruptiva e competências para aumentar a valorização comercial dos produtos junto do consumidor, assim como garantir a qualidade e segurança dos mesmos. Com o lançamento desta nova licenciatura, pretendemos dotar os nossos estudantes das ferramentas certas para serem bem-sucedidos numa área onde a tecnologia pode efectivamente fazer a diferença», Fernando Lidon, coordenador da licenciatura e docente da FCT NOVA.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...