Nova licenciatura em Tecnologia Agroindustrial para responder aos desafios do sector produtivo e da transformação de alimentos

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia a abertura de uma nova licenciatura para o ano lectivo 2023/2024 –  Licenciatura em Tecnologia Agroindustrial. Com a duração de três anos, para além dos aspectos formativos, surge com sentido integrador, estratégico para a modernização do sector agroalimentar.

A nova licenciatura visa formar profissionais com competências em tecnologias de última geração, inovadoras e diferenciadoras, amigas do ambiente e com vantagens competitivas para a indústria. Actualmente, as inovações tecnológicas têm a capacidade de potenciar um automatismo inteligente, e processos de fluxogramas de produção e transformação optimizados, mais competitivos e com menos desperdícios, reduzindo assim a pegada ecológica da fileira, os custos para os agricultores, e contribuindo para a sustentabilidade do sector.

O ciclo de estudos da Licenciatura em Tecnologia Agroindustrial assenta numa formação de base sólida em ciências e engenharia de cariz tecnológico, com destaque para as áreas científicas de Biologia, Química e Matemática, onde se enquadram as provas específicas de ingresso em Biologia, Geologia, Matemática e Física e Química.

O objectivo desta nova licenciatura da FCT NOVA é formar estudantes com competências nas tecnologias agroalimentares. As saídas profissionais vão desde as áreas das Indústrias Alimentares, Controlo de Qualidade, Planeamento e Projectos Industriais e Investigação Científica e Ensino, entre outros.

«É um facto que a tecnologia tem a capacidade de impactar positivamente o sector agroalimentar, sendo necessário formar profissionais com uma visão disruptiva e competências para aumentar a valorização comercial dos produtos junto do consumidor, assim como garantir a qualidade e segurança dos mesmos. Com o lançamento desta nova licenciatura, pretendemos dotar os nossos estudantes das ferramentas certas para serem bem-sucedidos numa área onde a tecnologia pode efectivamente fazer a diferença», Fernando Lidon, coordenador da licenciatura e docente da FCT NOVA.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%

Notícias relacionadas

CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...
Milho
PDR 2020 com taxa de execução de 87%
O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) atingiu uma “Taxa de...
Tractor
Apoio pelo aumento do preço dos combustíveis com candidaturas até 29 de Janeiro
Está aberto até 29 de Janeiro de 2024 o período de apresentação de candidaturas...