Em 2020, a Mercadona adquiriu 1.700 toneladas de pêra Rocha aos seus fornecedores da região Oeste de Portugal. Deste volume, 1.100 toneladas foram destinadas à exportação (para as lojas da marca em Espanha) e 600 toneladas foram disponibilizadas nas lojas da insígnia no mercado nacional.
Estes números foram anunciados pela Mercadona a propósito do arranque da campanha da pêra Rocha, referindo que resultam da sua «aposta no sector primário nacional» e que «reforça» agora esta aposta «disponibilizando nas suas lojas de Portugal e Espanha este fruto tipicamente de origem portuguesa». «A pêra Rocha não podia faltar nas nossas lojas. Aliás, a Mercadona está a levar este fruto, tão português, além-fronteiras, podendo também ser encontrado nos nossos supermercados em Espanha. Trabalhamos este fruto com vários fornecedores especialistas na região Oeste e apostamos num projecto de Cadeia Agroalimentar Sustentável, estabelecendo relações de ganho mútuo com um crescimento partilhado e sustentável», afirma Pedro Barraco, director de Relação com o Sector Primário da Mercadona Portugal.
Neste âmbito, a empresa dá o exemplo da LusoPêra, seu «fornecedor especialista desde 2015», constituído por 14 produtores de cinco famílias da zona Oeste, e a quem adquiriu, em 2020, 315 toneladas de pêra Rocha. «“O nosso foco é continuar a produzir pêra Rocha de um modo sustentável em harmonia com a natureza, com o máximo sabor e equilíbrio nutritivo, por forma a fazer chegar aos clientes da Mercadona um fruto de excelência, com o melhor sabor a que a região Oeste de Portugal nos habituou”, diz João Alves, produtor e administrador da LusoPêra.