Marca colectiva da batata portuguesa em selos

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal lançou recentemente dois selos de correio com a Miss Tata, a marca colectiva da batata portuguesa. A emissão filatélica é composta por dois selos, um para correio nacional e outro para correio europeu, ambos com o valor facial de 0,20 gramas, numa primeira tiragem de 5.000 selos.

Segundo a Porbatata, os selos foram desenvolvidos no âmbito do “Projecto de Internacionalização da Batata Portuguesa” – promovido pela associação e apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do “Programa Operacional Competitividade e Internacionalização” – e esta iniciativa «valoriza todos: os defensores da produção nacional, os consumidores da batata portuguesa, os mais curiosos, os que ainda gostam de enviar uma boa carta e, claro, os filatelistas». A propósito desta emissão filatélica, Sérgio Ferreira, presidente da Direcção da Porbatata, diz que «todos nós, quer a nível pessoal, quer profissional, passamos por momentos que gostaríamos de registar para sempre; neste caso, e com todo o orgulho que temos no que é português, temos a oportunidade de divulgar a batata portuguesa, um bem tão preciso, e imortalizar a Miss Tata na história do sector e do País».

SELOS FACEBOOK IVa

A Porbatata sublinha que, em Portugal, a batata é produzida em todo o País – com destaque para as zonas de Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana –, ocupando uma área total de cultivo de 22.000 hectares e atingindo uma produção média de quase 500.000 toneladas por ano. Em 2019, as exportações deste produto perfizeram 28,5 milhões de euros, tendo como principais destinos Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.

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