Magos IS lança dispositivo para converter rega de superfície em rega enterrada

DeepDrop é um dispositivo que permite converter uma instalação de rega de superfície num sistema de rega enterrada, segundo a Magos IS, empresa que representa no mercado nacional esta solução patenteada por inventores espanhóis, sediados em Málaga. A Magos IS refere que o DeepDrop «é fácil de instalar e com baixo custo, sem necessidade de intervenção de máquinas, adapta-se a qualquer instalação de rega gota-a-gota convencional à superfície», «economiza 40% a 70% de água e reduz o stress hídrico das culturas».

Este sistema de rega é composto por: tubo guia de 16 mm/18 mm, tubo de drenagem de 10mm, base circular flexível, cápsula DeepDrop transparente, base da cápsula, microtubo para rega, conector do microtubo e conta-gotas (opcional). «Dependendo do tipo de cultura, solo e qualidade da água, recomenda-se o uso de gotejadores de 2 l/h, 4 l/h ou 8 l/h», indica a empresa, acrescentando que o DeepDrop «é recomendado para pomares, árvores em geral, horticultura, vinha, arbustos, jardins e viveiros» e «não é recomendado para grandes culturas como cevada, trigo, milho ou arroz».

A Magos IS sublinha que «a instalação do DeepDrop é simples e rápida». «Na zona junto às raízes da cultura, comece por abrir um buraco na terra de 20 a 30 centímetros de profundidade. Enterre a base circular flexível do DeepDrop, deixando de fora o tubo receptor, onde encaixará o tubo de drenagem do DeepDrop. Por fim, encaixe o microtubo do DeepDrop no gotejador do seu sistema de rega, que passará a direccionar a água para o subsolo, onde será directamente absorvida pelo sistema radicular da cultura, minimizando as perdas por evaporação», detalha a empresa.

A Magos IS afirma que este dispositivo é «um sistema de rega gota-a-gota amigo do ambiente, com um dispositivo patenteado que fornece água directamente à raíz da planta de uma forma totalmente automatizada, transformando qualquer sistema de rega de superfície num sistema de rega enterrada». De acordo com a empresa, «ao contrário dos sistemas rega enterrada convencionais, susceptíveis a entupimento dos gotejadores e de difícil visualização para intervenção, o DeepDrop permite uma fácil inspecção visual do funcionamento da rega».

A Magos IS assinala que este sistema já «é utilizado com sucesso em culturas como o olival, abacateiros, pessegueiros, tomate em estufa e jardins, entre outras». Sobre a rega enterrada, a empresa salienta que «direcciona o crescimento das raízes para o subsolo, proporcionando um desenvolvimento mais adequado do sistema radicular e raízes mais fortes, levando as plantas a suportar melhor períodos de stress hídrico», realçando ainda que «a rega subterrânea minimiza o crescimento de infestantes à superfície».

Pode visionar aqui um vídeo sobre a instalação do DeepDrop.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

2a
Encontro Anual das Ciências do Solo de 3 a 5 de Julho no Porto
Alentejo1
Évora recebe a 23 de Abril as VII Jornadas dos Recursos Hídricos
1a
ViniPortugal realiza roadshow em Florianópolis e Curitiba

Notícias relacionadas

2a
Encontro Anual das Ciências do Solo de 3 a 5 de Julho no Porto
De 3 a 5 de Julho, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP),...
Alentejo1
Évora recebe a 23 de Abril as VII Jornadas dos Recursos Hídricos
As “VII Jornadas dos Recursos Hídricos” vão realizar-se no dia 23 de Abril,...
1a
ViniPortugal realiza roadshow em Florianópolis e Curitiba
A ViniPortugal vai organizar um roadshow de vinho português em duas cidades...
1
Debate em Portimão a 18 de Maio sobre o tema da água
No dia 18 de Maio, entre as 15h00 e as 17h00, o Museu de Portimão, na cidade...