Maçã Bravo de Esmolfe vai ter nova marca e plataforma online para promoção

O Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) anunciou hoje, 21 de Outubro, que estão a ser desenvolvidas uma plataforma online e uma nova marca tendo em vista a promoção e a valorização da maçã Bravo de Esmolfe. Segundo o CEIT, que anunciou esta iniciativa no Dia Internacional da Maçã, «a nova marca e respectiva plataforma online já estão em desenvolvimento e devem ser apresentadas em 2022, depois de um processo de auscultação e envolvimento de todos os stakeholders».

A entidade explica que «o objectivo passa por criar uma autêntica plataforma de cooperação, que alavanque a economia local e regional através da promoção dos produtores, comerciantes e restantes elementos da cadeia de valor da maçã Bravo de Esmolfe», que define como um «produto único no mundo, originário da freguesia de Esmolfe, em Penalva do Castelo». O CEIT refere também que «este projecto pretende não só ajudar a promover o produto, mas também alavancar a actividade turística por via da valorização do território, da sua cultura e das suas gentes», acrescentando que, «além do impacto que será gerado na economia», a iniciativa «pretende ainda produzir conhecimento científico e fomentar a investigação sobre a origem e as características do produto».

A propósito do anúncio deste projecto, Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, afirma que ele «nasce da necessidade de afirmar uma marca territorial forte que permita relançar o produto, bem como os actores que gravitam ao seu redor». De acordo com o CEIT, a maçã Bravo de Esmolfe é «uma verdadeira “vitamina”», é «um fruto cada vez mais procurado, nomeadamente pelos segmentos de saúde e bem-estar», e «as suas propriedades benéficas são únicas e estão demonstradas em estudos científicos de diferentes áreas da medicina».

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