MAAVi Innovation Center e Nutrifarms estabelecem parceria para o olival

O CEO da empresa Nutrifarms, Vasco Cortes Martins, e o CEO do MAAVi Innovation Center, da Kimitec, Félix García, assinaram recentemente um acordo estratégico de colaboração, no âmbito do qual as duas empresas «trabalharão juntas para superar os principais desafios agronómicos da oliveira, em direcção à sustentabilidade da cultura». O MAAVi Innovation Center, da Kimitec, «vai pesquisar e desenvolver soluções personalizadas e adaptadas às necessidades agronómicas da Nutrifarms, a divisão agrícola do grupo Sovena: o controle de pragas e doenças na colheita, a redução do stress ambiental, a gestão eficiente da água e o aumento da produção e qualidade da colheita», indica um comunicado da Kimitec.

«Acreditamos que este acordo com o MAAVi Innovation Center vai permitir acelerar o conhecimento e o desenvolvimento de novas soluções naturais específicas para a cultura da oliveira, e representará mais um passo no nosso caminho rumo à sustentabilidade. Tenho certeza de que este trabalho conjunto vai permitir que possamos obter soluções avançadas que possam beneficiar todo o sector nos diferentes desafios agrícolas», disse Vasco Cortes Martins durante a assinatura do acordo. Já Alejandro de las Casas, CEO Internacional da Kimitec, referiu na ocasião que «queremos acompanhar a Nutrifarms na sua transição para uma produção completamente livre de resíduos nos próximos anos».

No contexto deste acordo, ambas as empresas «lançam um MAAVi Lab para superar todos os desafios agronómicos e sustentáveis da olivicultura». A Nutrifarms é uma das maiores embaladoras e distribuidoras de azeite do mundo e administra mais de 9.000 hectares de olivais e de amendoais em Portugal, em Espanha e em Marrocos, a par de dois lagares de azeite.

A Kimitec abriu em 2019 o MAAVi Innovation Center, que conta actualmente com uma equipa de mais de 80 cientistas e pesquisadores e que a empresa define como «o maior centro de inovação biotecnológica da Europa dedicado às soluções naturais», num trabalho para «mudar a forma de produzir os alimentos e substituir os produtos de síntese química por soluções naturais». Segundo a Kimitec, «MAAVi é o acrónimo de “Making a Vision” e representa uma forma única de produzir alimentos com soluções naturais, mantendo a eficácia e a produtividade, e colocando o foco no meio ambiente e na saúde das pessoas».

No contexto desta actividade, a empresa implementou uma plataforma de inteligência artificial conhecida como LINNA», a qual «está a maximizar e a acelerar a descoberta de novas moléculas naturais para o desenvolvimento de uma nova geração de produtos biológicos». A Kimitec sublinha que «reduzir a aplicação de produtos de síntese química e fertilizantes minerais, obtendo o máximo potencial genético da cultura, é uma prioridade para os agricultores», e que, «para tal, o MAAVi Innovation Center criou os seus MAAVi Labs, colocando à disposição dos produtores o seu centro de I&D&I [investigação e desenvolvimento e inovação]», no qual «desenvolvem soluções sustentáveis e produtivas para os principais desafios da agricultura actual».

Um MAAVi Lab, de acordo com a Kimitec, «é uma oportunidade de colocar “na mesa” uma problemática – tanto do sector agrícola como da pecuária, aquicultura, agroindústria, cosméticos, etc. – e trabalhar juntos para buscar soluções inovadoras e sustentáveis». A empresa reporta que «estas alianças estratégicas começam com a escuta activa, a compreensão do desafio e terminam com o produto», num esforço para «mitigar perdas, aumentar a produção e integrar a biotecnologia e todos os recursos de um centro de pesquisa nas diferentes demandas exigidas pelo sector» – com objectivos como «alcançar o resíduo zero, a sustentabilidade produtiva e buscar moléculas naturais que substituam as de síntese química», entre outros.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...