A iniciativa Love Butternut e o Atlético Clube de Portugal estão a distribuir cerca de 500 abóboras «às famílias mais carenciadas da freguesia de Alcântara, em Lisboa, particularmente afectada pelas recentes inundações e cheias». Numa campanha designada “Dar amor com Butternut”, as abóboras começaram a ser entregues a 21 de Dezembro e «vão chegar a tempo do Natal à mesa das famílias», referem os promotores.
A Love Butternut é uma iniciativa conjunta de produtores de abóbora portugueses e espanhóis, cuja missão é «promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha». Os promotores sublinham que a abóbora é «tradicionalmente mais usada em sopas», mas «pode ser transformada para deliciosos pratos principais, sobremesas ou mesmo sumos».
Segundo os promotores da iniciativa Love Butternut, Portugal já é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, depois de Espanha e de França. O volume nacional de produção é de 60.000 toneladas e «90% da abóbora Butternut é destinada à exportação», indicam.