Lipor terá a maior Linha de Triagem Automática de Embalagens da Península Ibérica

Na presença do Conselho de Administração da Lipor, decorreu a 3 de Maio, nas instalações da empresa, a apresentação pública da futura Linha de Triagem Automática de Embalagens da Lipor.

Esta Linha de Triagem, que apresenta um investimento de cerca de 6 milhões de euros, vai permitir uma «maior capacidade de processamento, assegurando ainda uma melhor qualidade, eficiência e inovação, com a inclusão das mais recentes tecnologias no âmbito da triagem de resíduos, garantindo uma alta qualidade do produto acabado e uma redução dos rejeitados do processo».

Serão ainda implementadas tecnologias de digitalização, nomeadamente através da sensorização dos principais equipamentos, de forma a permitir, em tempo real, uma monitorização de todo o processo produtivo.

A Linha de Triagem Automática de Embalagens apresentada terá uma capacidade nominal mínima de 8 toneladas/hora, correspondendo a uma capacidade anual entre 14.600 toneladas, num turno, e 29.200 toneladas, em dois turnos (260 dias/ano, 7h/turno), dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a Lipor.

Segundo José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da empresa, «este investimento reforça a aposta da Lipor e dos Municípios no aumento de capacidade de Triagem de Embalagens, tendo como enfoque a optimização e reforço das infraestruturas de triagem multimaterial, com vista a maximizar a quantidade de resíduos a valorizar, e constituindo assim um contributo relevante para o cumprimento de metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...