Lipor lança campanha “Reutilizar Muda Tudo”

Reutilizar é muito mais do que usar de novo. É mudar a forma como se olha para aquilo que temos. Reutilizar é mudar a nossa forma de pensar. E sobretudo de agir. É mudar a percepção que temos dos materiais usados, valorizá-los, dar-lhes numa nova vida. É neste contexto que a Lipor lança a campanha “Reutilizar Muda Tudo”!

Esta acção, enquadrada no Programa Comunidades Reuse, pretende «gerar uma mudança nas mentalidades, despertando a consciência de que os materiais usados devem ser valorizados, tornando a reutilização dos resíduos uma prática de todos. Queremos que esta prática se reflita nas várias vertentes de materiais, tais como: vestuário e calçado, pequenos eletrodomésticos e mobiliário. Queremos capacitar os cidadãos, para que, através das Comunidades Reuse, tenham reais soluções de colaboração, troca&partilha, recuperação e doação. Hoje, todos temos consciência da necessidade urgente de reduzir, reutilizar e reciclar», lê-se num comunicado.

O Programa “Comunidades Reuse”, financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso “Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022”, procura criar e dinamizar comunidades circulares, sustentáveis e solidárias, promovendo a percepção do valor da reutilização e o prolongamento da vida útil dos materiais, partilhando conhecimento e ferramentas com quem já está pronto para essa mudança, estimulando, ao mesmo tempo, quem ainda não despertou para esta urgente necessidade.

No âmbito deste Programa, está em desenvolvimento um estudo “REUSE+SOCIAL”, que é dirigido a todas as entidades locais e projectos dos Municípios Associados que contribuam de forma activa para a reutilização de bens não alimentares e permite identificar necessidades, mecanismos de colaboração, de troca&partilha, de recuperação e doação que suportem o desenvolvimento de uma rede que promova o prolongamento da vida útil dos bens, reduzindo o desperdício e a produção de resíduos.

Para dar suporte ao programa, além da campanha de comunicação e sensibilização “Reutilizar Muda Tudo”, serão dinamizadas acções de educação, formação e voluntariado, que contribuirão para uma real mudança de comportamentos.

«E por acreditarmos que Conversar Muda Tudo, no dia 3 de Outubro, junte-se à Reuse Talk, onde iremos partilhar os resultados do projecto “Comunidades Reuse”, bem como ideias e boas práticas de reutilização de bens usados.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...