Lipor lança campanha “Reutilizar Muda Tudo”

Reutilizar é muito mais do que usar de novo. É mudar a forma como se olha para aquilo que temos. Reutilizar é mudar a nossa forma de pensar. E sobretudo de agir. É mudar a percepção que temos dos materiais usados, valorizá-los, dar-lhes numa nova vida. É neste contexto que a Lipor lança a campanha “Reutilizar Muda Tudo”!

Esta acção, enquadrada no Programa Comunidades Reuse, pretende «gerar uma mudança nas mentalidades, despertando a consciência de que os materiais usados devem ser valorizados, tornando a reutilização dos resíduos uma prática de todos. Queremos que esta prática se reflita nas várias vertentes de materiais, tais como: vestuário e calçado, pequenos eletrodomésticos e mobiliário. Queremos capacitar os cidadãos, para que, através das Comunidades Reuse, tenham reais soluções de colaboração, troca&partilha, recuperação e doação. Hoje, todos temos consciência da necessidade urgente de reduzir, reutilizar e reciclar», lê-se num comunicado.

O Programa “Comunidades Reuse”, financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso “Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022”, procura criar e dinamizar comunidades circulares, sustentáveis e solidárias, promovendo a percepção do valor da reutilização e o prolongamento da vida útil dos materiais, partilhando conhecimento e ferramentas com quem já está pronto para essa mudança, estimulando, ao mesmo tempo, quem ainda não despertou para esta urgente necessidade.

No âmbito deste Programa, está em desenvolvimento um estudo “REUSE+SOCIAL”, que é dirigido a todas as entidades locais e projectos dos Municípios Associados que contribuam de forma activa para a reutilização de bens não alimentares e permite identificar necessidades, mecanismos de colaboração, de troca&partilha, de recuperação e doação que suportem o desenvolvimento de uma rede que promova o prolongamento da vida útil dos bens, reduzindo o desperdício e a produção de resíduos.

Para dar suporte ao programa, além da campanha de comunicação e sensibilização “Reutilizar Muda Tudo”, serão dinamizadas acções de educação, formação e voluntariado, que contribuirão para uma real mudança de comportamentos.

«E por acreditarmos que Conversar Muda Tudo, no dia 3 de Outubro, junte-se à Reuse Talk, onde iremos partilhar os resultados do projecto “Comunidades Reuse”, bem como ideias e boas práticas de reutilização de bens usados.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...