Lidl Portugal promoveu exportação de 27.000 toneladas de hortofrutícolas em 2022

Em 2022, as exportações de produtos hortofrutícolas realizadas no âmbito da parceria entre o Lidl e a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal totalizaram 27.000 toneladas (t), o que representa um aumento de 23% face ao ano anterior. No anúncio destes resultados, realizado hoje, 20 de Março, a cadeia de retalho detalhou que estes envolveram a saída de Portugal de mais de 1.500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus – Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Polónia, Lituânia, Suécia, Reino Unido e Irlanda –, e que apoiou 505 produtores nacionais.

As exportações abrangeram, por exemplo, 16.000 t de Pêra Rocha do Oeste DOP, 4.000 t de couve-coração, 2.000 t de Citrinos do Algarve IGP, 2.000 t de fruta de caroço (com realce para as nectarinas) e 1.400 t de frutos vermelhos, sendo assinalada como novidade «o arranque da exportação da Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha, com 90 t a serem enviadas para este mercado, apenas entre Novembro e Dezembro». No âmbito desta parceria, em 2022 foram também exportados produtos como abóbora, ameixa, castanha, couve Branca/repolho e melão, entre outros.

«É com muito orgulho que apresentamos estes resultados no Dia Mundial da Agricultura, demonstrando o nosso compromisso com o país e o apoio aos produtores nacionais. A evolução dos números é a prova de que a nossa missão tem sido bem-sucedida e que os produtos nacionais são de grande qualidade. A parceria que mantemos com a Portugal Fresh desde 2014 tem-nos permitido fazer a diferença nos negócios dos nossos parceiros, com quem caminhamos lado a lado», afirmou Pierre Silva, director de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, a propósito destes resultados. «Em 2022, Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores. Um patamar que só foi possível de alcançar devido ao esforço competitivo e inovador das empresas portuguesas. Os produtos portugueses são amplamente reconhecidos pela sua qualidade e sabor únicos e, prova disso, são os números alcançados também com esta parceria entre a Portugal Fresh e o Lidl. Este é também um exemplo de trabalho conjunto que demonstra que, quando a cadeia agroalimentar trabalha de forma eficiente, justa e equitativa, os resultados são francamente positivos para todos», referiu Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Em comunicado, a cadeia de retalho destaca que, «num contexto particularmente adverso, em que a recuperação pós-pandemia e a guerra na Ucrânia levaram a uma inflação sem precedentes, o Lidl reafirmou o seu contributo no apoio aos produtores portugueses», acrescentando que «o Lidl Portugal tem vindo a reforçar o seu papel preponderante no crescimento da economia nacional, através da ajuda e impulso à exportação de produtos portugueses para os mercados onde está presente, actuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo de exportação, sendo actualmente a maior rede de distribuição na Europa». «Assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados – sem receber quaisquer incentivos fiscais para esta postura, fazendo-o pelo apoio aos parceiros, sendo os contratos assinados com os mercados de destino, com a vantagem de os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede –, o Lidl tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença», comenta ainda a empresa do grupo alemão Schwarz.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...