Leader Oeste inaugura nova sede no Cadaval

Foi inaugurada a 1 de Outubro, na vila do Cadaval, a nova sede da Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste. No evento, participaram a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Nuno de Lacerda Fonseca, autarcas da região e representantes de associações ligadas ao sector.

A nova sede da associação sem fins lucrativos está localizada numa antiga escola primária do Cadaval, em instalações que foram cedidas pela Câmara Municipal do Cadaval e que foram sujeitas a obras de recuperação e beneficiação. A Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) explica que a Leader Oeste foi fundada em 1994, funciona no Cadaval desde 1996 e, enquanto Grupo de Acção Local, tem como área de intervenção os 12 concelhos do Oeste no que respeita à medida Leader, é responsável pela execução das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária do Alto Oeste e do Baixo Oeste, é a entidade responsável pelo CLDS Melhor Cadaval (projecto na área social dirigido a seniores) e é a entidade de acolhimento do Centro Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo.

Durante o evento, a ministra da Agricultura realçou a «importância do programa Leader para uma nova visão do espaço rural» e que a Leader Oeste, enquanto «gestora de dois grupos de acção local do Oeste, tem apoiado o desenvolvimento agrícola, passando pelos vinhos da região, pela pêra Rocha e pelos mercados de proximidade». «Tem apoiado o turismo, o património, a cultura e, também, as energias renováveis. É uma instituição que nos orgulha e que bem demonstra a relevância das políticas públicas para o desenvolvimento dos territórios rurais», referiu Maria do Céu Antunes.

[Fotografia: DRAPLVT]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA

Notícias relacionadas

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...
posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...