Laboratório vivo do solo ibérico é lançado a 25 de Fevereiro

O evento de lançamento do Ibersoill – Iberian Living Soils Living Lab, partilhado entre Portugal e Espanha, vai decorrer no próximo dia 25 de Fevereiro, em Ciudad Rodrigo, Espanha. O Ibersoill é um laboratório vivo transnacional, co-liderado pela Food4Sustainability (F4S) e pelo Instituto Tecnológico Agrário de Castilla y León (ITACyL), em colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), a Unión Regional de Cooperativas Agroalimentarias de Castilla y León (URCACyL), a Junta de Castilla y León (JCyL) e o EIT Food South.

O Ibersoill é financiado no âmbito do Lilas4Soils, projecto que visa a criação de cinco laboratórios vivos em seis países – Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Israel –, «dedicados à promoção e implementação de práticas de sequestro de carbono e à monitorização, reporte e verificação de parâmetros de saúde do solo, incluindo o carbono orgânico do solo». Segundo os promotores desta iniciativa, «os Living Labs são estruturas colaborativas, que envolvem parceiros interessados no co-design, monitorização e avaliação de práticas e tecnologias agrícolas em contextos reais, com o objectivo de melhorar a sua eficácia e acelerar a sua adopção».

Depois do lançamento do Ibersoill, «os agricultores envolvidos irão aplicar várias práticas de sequestro de carbono com o apoio da equipa do Living Lab, sendo o impacto dessas práticas monitorizado ao longo da duração do projecto», explicam os promotores. Também se indica que, «em Março de 2025, o projecto Lilas4Soils irá lançar uma chamada aberta para seleccionar mais agricultores que queiram estabelecer locais de demonstração durante a duração do projecto», sendo que, «no caso do Ibersoill, estarão disponíveis 10 vagas nas regiões luso-espanholas, principalmente em Castilla y León e na Beira Baixa, com acesso a financiamento para apoiar as actividades do projecto e a implementação de práticas de sequestro de carbono».

Os promotores do Ibersoill referem que o evento de 25 de Fevereiro reunirá agricultores, academia, indústria, legisladores e representantes da sociedade civil «para discutir como as práticas de sequestro de carbono podem gerar benefícios ambientais e económicos e como o Living Lab pode promover a colaboração entre vários sectores, impulsionando soluções eficazes». Assim, dizem, o evento «será uma oportunidade para networking e para que os participantes assumam um papel activo no projecto», uma vez que «ser-lhes-á dada a possibilidade de participar na definição da missão, visão e objectivos do Living Lab, bem como de fornecer feedback sobre as práticas de sequestro de carbono propostas».

A participação no evento de lançamento do Ibersoill é limitada a 50 pessoas e os interessados em participar ou em obter mais informações sobre como se juntar às actividades deste laboratório vivo devem contactar a organização, usando este formulário e/ou os seguintes emails: para contactos em Portugal – David Santos – david.santos@food4sustainability.org • para contactos em Espanha – Maria Alonso – aloayuma@itacyl.es A organização informa que será disponibilizado transporte gratuito de Idanha-a-Nova para Ciudad Rodrigo para todos os participantes seleccionados que venham de Portugal.

Lilas4Soils, ou “Mediterranean Network of Sustainable Agriculture Living Labs to foster Carbon Farming Practices and soil health”, é uma rede de laboratórios vivos que «irá testar e demonstrar soluções inovadoras para melhorar a saúde do solo e aumentar a captura de carbono nas explorações agrícolas», sendo que demonstrará 19 Práticas Agrícolas de Carbono (CFP) em 100 locais experimentais. Este projecto foi lançado nos dias 24 e 25 de Setembro, em Bilbao, Espanha (imagem em baixo), tem uma duração de cinco anos, conta com um consórcio de 24 parceiros de oito países e é liderado pelo EIT Food.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira

Notícias relacionadas

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...