Jungheinrich bate novos recordes no exercício de 2022

Sob condições macroeconómicas desafiantes, a receita e o EBIT da Jungheinrich AG aumentaram no exercício de 2022. O Grupo alcançou assim um crescimento sustentável e rentável no ano anterior/passado, apesar de um conjunto de factores negativos.

Para a Jungheinrich AG, o exercício de 2022 foi dominado pela invasão russa da Ucrânia, que resultou num crescimento significativamente mais lento da economia global.

Neste ambiente geopolítico e macroeconómico altamente desafiante, as receitas do Grupo aumentaram 12%, para 4.763 milhões de euros.

O principal impulsionador do forte aumento da receita foi principalmente o negócio de novos equipamentos.

Por sua vez, isso deveu-se à maior receita de novos empilhadores e ao crescimento muito forte no negócio de sistemas automáticos.

O EBIT aumentou 7% para 386 milhões de euros. O retorno sobre as vendas do EBIT (EBIT ROS) atingiu 8,1%, tornando o EBIT e o EBIT ROS ainda maiores do que o intervalo previsto para o ano.

Lars Brzoska, presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG, comentou: «A Jungheinrich teve um desempenho muito bom no exercício de 2022. Apesar da situação tensa do mercado, estabelecemos novos recordes de receita e EBIT. Ao fazê-lo, provámos mais uma vez que somos extremamente resilientes».

As encomendas recebidas mantêm-se a um nível elevado

As interrupções nas cadeias de abastecimento globais que se desenvolveram pela primeira vez no início da pandemia de coronavírus foram ainda mais exacerbadas em 2022 pela guerra Rússia-Ucrânia.

No entanto, a Jungheinrich AG conseguiu manter a produção e a entrega dos seus equipamentos ao longo do ano graças «a uma gestão eficaz dos fornecedores».

Ao mesmo tempo, a empresa teve um bom desempenho no mercado, apesar dos enormes aumentos dos custos. As encomendas recebidas pela Jungheinrich AG em valor ascenderam a 4.791 milhões de euros no exercício de 2022, quase a par do valor do ano anterior.

As encomendas no negócio de novos equipamentos ascendiam a 1.595 milhões de euros a 31 de Dezembro de 2022. Os números relativos às encomendas recebidas e às encomendas disponíveis foram ajustados para eliminar as encomendas da Rússia.

Isso porque a Jungheinrich AG interrompeu todas as entregas de equipamentos novos e usados e peças de reposição para a Rússia e Bielorrússia, desde Março de 2022.

Previsão para 2023

A Jungheinrich AG prevê encomendas recebidas no valor entre 4,8 mil milhões e 5,2 mil milhões de euros para o exercício de 2023.

A empresa também estabeleceu uma meta de 4,9 mil milhões a 5,3 mil milhões de euros para a receita do Grupo em 2023. O EBIT deverá situar-se entre 350 e 400 milhões de euros.

O Grupo espera que o EBIT ROS fique entre 7,3% e 8,1%. Esta previsão também leva em conta a aquisição do Storage Solutions Group, com sede nos EUA, que foi concluída em 15 de Março de 2023 e fornecerá à Jungheinrich AG uma «forte plataforma de crescimento nos sectores de sistemas de racking e automação de armazéns dos EUA no futuro».

Além disso, as previsões baseiam-se também no pressuposto de que não haverá choques macroeconómicos em resultado de crises geopolíticas ou problemas nos mercados financeiros ao longo do ano.

À luz deste facto, as previsões partem do princípio de que as cadeias de abastecimento necessárias para manter a produção permanecerão em grande medida intactas durante 2023 e que não haverá paralisações generalizadas da produção.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...