Jungheinrich apresenta robô móvel autónomo EAE 212a

A Jungheinrich apresentou na LogiMAT 2023, feira de intralogística que decorreu de 25 a 27 de Abril na Alemanha, o robô móvel autónomo EAE 212a, para transporte piso-a-piso «flexível». Segundo a empresa, especializada em soluções de transporte e movimentação de cargas em armazém, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais, «graças à interacção ideal» do EAE 212a com «o sistema de controlo e a toolchain, esta solução pode ser facilmente integrada em qualquer armazém, permitindo aumentar o desempenho e a eficiência».

A Jungheinrich indica que o EAE 212a foi projectado para a «automação de aplicações de nível baixo» e que, graças ao seu design de chassis patenteado, tem 790 milímetros de largura – «é ainda mais estreita do que uma Euro-palete», diz a empresa –, o que «permite transportes manobráveis e ágeis piso-a-piso a velocidades de até 6 km/h», sendo que este veículo «pode mover cargas que pesam até 1,2 toneladas de forma segura e estável». Na vertente de software, a toolchain Jungheinrich Mobile Robot Control inclui gestão central de pedidos, controlo de equipamentos, uma ferramenta de modelagem – a empresa realça que, com a nova ferramenta de modelagem, «o planeamento do projecto para a solução de robô móvel baseada no EAE 212a é possível em poucas horas» e que, «para projectos simples, é mesmo possível em apenas 30 minutos» – e visualização em tempo real.

A nova toolchain é parte integrante da solução do robô móvel e «permite uma adaptação rápida e descomplicada das áreas de tráfego e viagens quando as necessidades e os requisitos de um armazém mudam», pelo que «EAE 212a adicionais podem ser facilmente adicionados a um armazém e os projectos podem ser expandidos num curto prazo». «A nova solução de robô móvel da Jungheinrich é projectada para uma máxima escalabilidade. O EAE 212a pode ser usado como uma solução independente ou conectado ao sistema anfitrião existente no armazém. Graças à compatibilidade do sistema de controlo baseado no standard VDA-5050 e uma plataforma de software preparada para o futuro, a solução de robô móvel é orientada para lidar com quaisquer desafios futuros no ambiente de armazém», refere a empresa.

A Jungheinrich explica que, «devido ao seu elevado grau de autonomia, o EAE 212a encontra as suas próprias soluções durante o funcionamento: pode evitar obstáculos de forma flexível e continua o seu trabalho mesmo sem intervenção humana. Graças ao seu reconhecimento de alvo, o EAE 212a também é capaz de detectar paletes que não estão exactamente na posição desejada. Isso torna possível integrar o sistema em processos manuais, mesmo em armazéns desordenados». A empresa destaca ainda que o EAE 212a disponibiliza «informações imediatas e inequívocas na estação de controlo, faixas de LED para visibilidade clara à distância ou o display a curta distância», pelo que «os utilizadores do EAE 212a têm todas as informações importantes disponíveis» e «isso ajuda a solução de robô móvel a alcançar um alto nível de aceitação entre os funcionários».

De acordo com a Jungheinrich, «o EAE 212a navega totalmente sem marcos artificiais» e, devido à «integração fácil e rápida em ambientes de armazém já existentes», a ser «escalável no futuro graças a nova ferramenta de modelação» e à «flexibilidade na utilização», o EAE 212a representa «o futuro da intralogística». «O EAE 212a complementa de forma ideal o nosso portefólio existente de robôs móveis e é perfeitamente adequado para o abastecimento e escoamento das vias de entrada e saída de mercadorias», afirma Christian Erlach, Board Member para as Vendas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...