Jornadas das alterações climáticas a 22 de Abril na Escola Agrária de Castelo Branco

Durante o dia 22 de Abril, a partir das 9h15, o Auditório Virgílio António Pinto de Andrade, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, será o palco das “Jornadas das Alterações Climáticas – Que desafios e oportunidades?”. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do “Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa” (PIAAC-BB) e é organizada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) – que integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão –, em parceria com a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB-IPCB).

O evento é de entrada livre e gratuita e o programa, que pode consultar aqui, contempla três sessões, com intervenções e debates: “Agricultura e floresta”, “Recursos hídricos, sistemas água e energia”, “Biodiversidade e paisagens”. Segundo a organização das “Jornadas das Alterações Climáticas – Que desafios e oportunidades?”, «até ao final de 2022 estão previstas mais sessões de debate e discussão, com temas específicos sobre a temática das alterações climáticas, que culminarão na criação e implementação de um Plano que irá dar origem a instrumentos de planeamento e gestão, assim como à aplicação de 25 medidas de adaptação às alterações climáticas».

Também se refere que o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa (PIAAC-BB) é «entendido como um instrumento mobilizador que tem como foco a adaptação do território às alterações climáticas na gestão dos recursos hídricos e no ordenamento do território». «O PIAAC-BB tem como propósito aumentar o conhecimento sobre o fenómeno das alterações climáticas a nível regional e local, simultaneamente identificando as medidas de adaptação necessárias a adoptar. Pretende-se que se afirme como um instrumento de promoção da integração da adaptação (mainstreaming em políticas e instrumentos de planeamento e gestão de âmbito municipal e intermunicipal, capaz de fomentar a criação de uma cultura de adaptação transversal a todos os sectores e stakeholders, reforçando a resiliência do território). O PIAAC-BB deverá ser assim um instrumento catalisador do envolvimento de múltiplas partes interessadas a nível local, regional e nacional», explica a organização das “Jornadas das Alterações Climáticas”.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...