Decorrem até 18 de Abril as inscrições para a edição de 2019 do “Concurso Vinhos de Portugal”. Esta é uma iniciativa da ViniPortugal, a associação interprofissional para a promoção internacional dos vinhos de Portugal.
Segundo a associação, esta iniciativa visa «ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o Mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação». Para o júri da sétima edição deste concurso, a ViniPortugal «volta a apostar em ter especialistas internacionais, originários de mercados estratégicos para a marca “Wines of Portugal”, reforçando o carácter promocional que o concurso tem vindo a assumir ao longo dos últimos anos junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos».
Assim, o Grande Júri conta com os especialistas Thomas Vaterlaus (estreante; oriundo da Suíça, é editor-chefe da revista Vinum), Dirceu Vianna Júnior (MW), Evan Goldstein (MS), Bento Amaral e Luís Lopes. O Júri Regular também terá jurados internacionais estreantes no concurso: Anders Halskov-Jensen, escritor e crítico de vinhos, originário da Dinamarca; David Wong, director executivo da Wynn Food & Beverage, de Macau; Marshal Lyu, professor de vinho, da China; Nancy Reynolds, fundadora da agência de vinhos Worldwide Cellar, do Canadá; Eduardo M. Araújo, sommelier, eleito em 2017 o “Melhor Sommelier do Brasil para Vinhos de Portugal”; Tatiana Mann, profissional de vinhos da Rússia radicada no Reino Unido.
O Cnema, em Santarém, acolhe a primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal de 6 a 8 de Maio, em que os vinhos inscritos serão avaliados por um «júri composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector». Nos dias 9 e 10 de Maio, o Grande Júri reunirá no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano.
Os vencedores serão anunciados num evento a 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto. Em 2018, foram a concurso 1.307 vinhos, de 372 produtores, tendo sido atribuídas 301 medalhas: 36 na categoria “Grande Ouro”, 73 na categoria “Ouro” e 192 na categoria “Prata”.