O III Congresso Portugal Nuts vai decorrer durante o dia 23 de Maio, em Beja, no Teatro Municipal Pax Julia, a partir das 9h00. Organizada pela Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos, a terceira edição deste evento realiza-se sobre o mote “Abraçar o futuro”.
Segundo a entidade, neste evento serão revelados os primeiros dados do NutsData, «um portal de recolha de dados e informações essenciais sobre os pomares de frutos secos na campanha de 2023, que contou com a participação dos associados da Portugal Nuts» – os quais «compõem uma amostra representativa das novas plantações de amêndoa e noz do país», diz a associação. Este portal reúne «dados das áreas de cultura, variedades, tipologias e outros dados relevantes sobre as plantações que são essenciais para conhecer as novas plantações no país e informar todos os interessados nestas culturas», explica a entidade.
Nas mesas-redondas do congresso, serão abordados temas como as alterações climáticas e a água, a sustentabilidade, os preços mundiais e as tendências de consumo da fileira dos frutos secos. O evento inclui ainda o momento “Amigos Portugal Nuts”, um projecto de responsabilidade social que se realiza este ano pela segunda vez e que vai atribuir um donativo à Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro, uma instituição de solidariedade social do distrito de Beja, que acolhe crianças e jovens do sexo feminino com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos e que neste momento se encontra com algumas necessidades, detalha a entidade.
Pode consultar aqui o programa completo do III Congresso Portugal Nuts. Os interessados em participar podem inscrever-se aqui.
