Idanha-a-Nova visa consolidar-se como referência em agricultura sustentável com a chegada do SFT-EDIH – Polo de Inovação Digital para o Sector Agroalimentar, uma estrutura que pretende «impulsionar a transição para uma agricultura mais inteligente e resiliente na primeira Bio Região de Portugal».
A nova infraestrutura, localizada na Várzea, «coloca a região na vanguarda da digitalização do sector agrícola, oferecendo soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro. A instalação da sede SFT-EDIH em Idanha-a-Nova representa um investimento significativo na região e um reconhecimento do seu papel crucial na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. Ao combinar a experiência da região em agricultura biológica com as mais recentes tecnologias digitais, o polo irá impulsionar a inovação e a competitividade das empresas do sector agroalimentar local, nacional e internacional».
Gonçalo Amorim, CEO da BGI, entidade coordenadora do consórcio, reforça: «O nosso EDIH Smart Sustainable Farms, Food and Trade tem agora uma representação física na melhor Bio Região da Europa: Idanha-a-Nova, na Várzea. Contamos com uma área de 550 ha disponível para agricultores biológicos e sustentáveis. Estamos muito entusiasmados com as perspectivas de nos aproximarmos ainda mais da comunidade agrícola».
Principais valências do SFT-EDIH:
● Aceleração da transição digital: O polo irá oferecer formação, consultoria e acesso a tecnologias de ponta para ajudar os agricultores a optimizar a produção, reduzir custos e aumentar a eficiência, bem como avaliação da maturidade digital.
● Promoção da agricultura de precisão: Através da utilização de sensores, drones e outras ferramentas digitais, os agricultores poderão tomar decisões mais informadas e personalizadas, reduzindo o impacto ambiental.
● Desenvolvimento de novos produtos e serviços: O SFT-EDIH irá fomentar a colaboração entre agricultores, investigadores e empresas para criar soluções inovadoras e responder às necessidades do mercado.
A inauguração da Sede do SFT-EDIH coincidiu com a realização do Congresso Mundial das Bio Regiões em Idanha-a-Nova, um evento que reúne especialistas de todo o mundo para discutir o futuro da agricultura sustentável.
A inauguração contou assim, com a presença de figuras de referência na região e na área agroalimentar: presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, representantes de várias Bio Regiões do mundo, INNER, IFOAM e diversos participantes do congresso.
Mais informações sobre o polo, aqui.