Governo autoriza investimento superior a 14,8 M€ no Bloco de Moura

O Governo anunciou hoje, 21 de Março, ter autorizado um investimento superior a 14,8 milhões de euros no Bloco de Moura, um projecto inserido no Programa Nacional de Regadios (PNRegadios) e que integra o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). Em comunicado, o Ministério da Agricultura refere que este projecto «contempla a instalação da rede de rega de uma área com cerca de 1.200 hectares, sendo a origem de água a albufeira de Caliços, onde existe uma tomada de água preparada para esta ligação».

O Ministério destaca que o Bloco de Moura «se desenvolve em terrenos suficientemente baixos, face à cota prevista para a tomada de água», e que «será servido por uma rede colectiva capaz de fornecer água à maioria das parcelas de forma gravítica». Segundo a entidade, este projecto «reveste-se de elevada importância» no contexto do EFMA «e, em particular, da região que por este será beneficiada, no distrito de Beja, concelho de Moura, União de Freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Batista) e Santo Amador».

O Ministério diz também que «este investimento garantirá o funcionamento do sistema de distribuição de água em quantidade e qualidade adequadas às várias actividades económicas que dela dependem, com efeitos positivos na manutenção de um desenvolvimento mais coeso e sustentável dos territórios», e que o projecto tem «um impacto estratégico decisivo». O Programa Nacional de Regadios foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 133/2018, de 20 de Setembro, para definir a estratégia de financiamento do regadio no território nacional no período 2014-2023, tendo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 206-A/2023, de 29 de Dezembro, determinado que, «por forma a assegurar a execução plena do PNRegadios, importa prorrogar a sua duração até 2028, aumentando a sua ambição através de expansão da área intervencionada» e com o investimento previsto para o período 2014-2028 a totalizar 608 milhões de euros.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»

Notícias relacionadas

4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...
IMG_6047
Anipla agora é CropLife Portugal
Decidida a ser, cada vez mais, um reflexo da evolução da indústria, a Anipla...