O Governo anunciou hoje, 21 de Março, ter autorizado um investimento superior a 14,8 milhões de euros no Bloco de Moura, um projecto inserido no Programa Nacional de Regadios (PNRegadios) e que integra o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). Em comunicado, o Ministério da Agricultura refere que este projecto «contempla a instalação da rede de rega de uma área com cerca de 1.200 hectares, sendo a origem de água a albufeira de Caliços, onde existe uma tomada de água preparada para esta ligação».
O Ministério destaca que o Bloco de Moura «se desenvolve em terrenos suficientemente baixos, face à cota prevista para a tomada de água», e que «será servido por uma rede colectiva capaz de fornecer água à maioria das parcelas de forma gravítica». Segundo a entidade, este projecto «reveste-se de elevada importância» no contexto do EFMA «e, em particular, da região que por este será beneficiada, no distrito de Beja, concelho de Moura, União de Freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Batista) e Santo Amador».
O Ministério diz também que «este investimento garantirá o funcionamento do sistema de distribuição de água em quantidade e qualidade adequadas às várias actividades económicas que dela dependem, com efeitos positivos na manutenção de um desenvolvimento mais coeso e sustentável dos territórios», e que o projecto tem «um impacto estratégico decisivo». O Programa Nacional de Regadios foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 133/2018, de 20 de Setembro, para definir a estratégia de financiamento do regadio no território nacional no período 2014-2023, tendo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 206-A/2023, de 29 de Dezembro, determinado que, «por forma a assegurar a execução plena do PNRegadios, importa prorrogar a sua duração até 2028, aumentando a sua ambição através de expansão da área intervencionada» e com o investimento previsto para o período 2014-2028 a totalizar 608 milhões de euros.